Alimentação

10 alimentos que combatem a fadiga e dão um boost de energia

2021-08-16

10 alimentos que combatem a fadiga e dão um boost de energia

Somos o que comemos, o que significa que aquilo que ingerimos influencia diretamente, não somente nosso metabolismo e saúde, como a energia que temos ao longo do dia. No mundo apressado em que vivemos, pouca gente repara em seu estado físico e emocional após as refeições. No entanto, você já percebeu como se sente lento depois de exagerar na feijoada? Isso acontece porque seu corpo está usando toda sua energia para digerir aquela grande refeição, ao invés de recarregar suas energias. A melhor maneira de evitar isso, é não exagerar na quantidade e escolher os alimentos certos, por isso listamos 10 alimentos que combatem a fadiga e são capazes de dar aquele boost de energia que você precisa.

alimentos combatem fadiga
Foto: Wesual Click / Unsplash

1. Alimentos não processados

Alimentos processados, como enlatados, doces, refeições congeladas e carnes pré-cozidas são cheios de conservantes, aditivos, sódio, gordura trans e ingredientes artificiais que deixam seu metabolismo lento e ainda não te alimentam.

2. Frutas e vegetais da estação

Quanto mais fresco for o seu alimento, mais nutrientes ele conterá. Comer frutas e vegetais da estação significa que eles amadurecem naturalmente, sem aditivos e químicas que fazem mal ao corpo. Se atente ao lema: desembale menos e descasque mais!

3. Bebidas sem cafeína

Embora alguns estudos já tenham conseguido provar os benefícios de doses moderadas de cafeína, a verdade é que a substância não fornece energia a longo prazo para o corpo. O que a cafeína faz é dar um impulso de energia, mas depois o corpo precisará de quantidade cada vez maiores para sentir o mesmo efeito. Isso sem contar que bebidas energéticas possuem altas doses de açúcar refinado e ingredientes artificiais, que podem causar inúmeros outros problemas de saúde se consumidos em excesso.

4. Proteínas magras

Enquanto as carnes vermelhas possuem muita gordura saturada, carnes mais magras, como frango, peru e peixe, nos fornecem proteína de qualidade. Dê preferência a peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão e atum, que além de energia podem adicionar gorduras benéficas e saudáveis para o coração.

5. Grãos integrais

Assim como os alimentos processados, os carboidratos refinados, como açúcares e farinha branca, praticamente não oferecem nutrição de qualidade. Já os alimentos integrais e carboidratos complexos, garantem mais saúde e energia graças às fibras.

6. Oleaginosas e sementes

Além de combater a fome e a fadiga, as oleaginosas ainda possuem gorduras saudáveis que não engordam. Amêndoas, castanhas do pará, castanhas de caju, avelãs, nozes, sementes de girassol e sementes de abóbora, adicionam sabor e saúde à dieta. Dê preferência às versões sem sal.

7. Água

Mais de 80% do corpo humano é formado de água, e embora ela não forneça energia em si, a água ajuda a facilitar os processos metabólicos e energéticos do corpo.

8. Banana

As bananas contêm potássio, fibras, vitaminas e a quantidade perfeita de carboidratos. Um estudo comparou bananas à bebidas energéticas enriquecidas com carboidratos para ciclistas e descobriu que a banana oferecia tanto combustível quanto a bebida – isso sem falar que é mais barato, versátil e saborosa.

9. Aveia

Uma tigela de aveia contém fibras, proteína e uma série de vitaminas. Isso sem contar que ela é o alimento ideal para pessoas que costumam ter picos e quedas de açúcar no sangue.

10. Chia

Duas colheres de sopa de chia fornecem cerca de 24 gramas de carboidratos e 4,8 gramas de ômega-3, que são saudáveis para o coração e antiinflamatórios. Versáteis, as sementes de chia oferecem uma excelente fonte de energia, carboidratos, gorduras saudáveis e fibras.

 

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