Alimentação

10 alimentos ricos em selênio essenciais para a saúde da tireoide

2021-06-21

10 alimentos ricos em selênio essenciais para a saúde da tireoide

A tireoide tem um papel muito importante na secreção de hormônios e por isso é considerada uma das mais importantes glândulas do corpo humano. Basicamente é ela que controla todo o metabolismo do nosso organismo, por isso o seu mal funcionamento pode acarretar uma série de problemas de saúde. A boa notícia é que simples mudanças de hábitos e alguns alimentos podem ajudar na saúde da glândula, como por exemplo os alimentos ricos em selênio.

alimentos ricos em selenio
Foto: Sherman Kwan / Unsplash

Nutriente importante para o corpo, o selênio é um grande aliado das funções da glândula tireóide e ajuda a protegê-la contra inflamações, por isso selecionamos 10 alimentos ricos nesse nutriente para a saúde da tireoide. No entanto, lembre-se sempre que o que diferencia um remédio de um veneno é a quantidade, em outras palavras: não vale exagerar! Embora seja importante evitar a deficiência, quando ele é consumido em excesso o corpo sofre de sintomas gastrointestinais e neurológicos graves, perda de cabelo e até mesmo sensibilidade muscular. Tudo na vida é uma questão de equilíbrio, ok?

1. Castanha do pará

O ideal é comer de 4 a 6 castanhas por dia e não mais do que isso!

2. Ostras

As ostras são alimentos riquíssimos em selênio, zinco e vitamina B12.

3. Tilápia

O ideal é comer peixe 2 vezes por semana e a tilápia tem a vantagem de ser um peixe leve, mas que fornece gordura saudável para o coração, proteína magra, além de selênio.

4. Tofu

Excelente fonte de proteína vegetal, o tofu não só é rico em selênio, como oferece uma série de outros nutrientes.

5. Massa de trigo integral

Está aí uma fonte de selênio que pouca gente conhece. Esse tipo de massa fornece uma série de nutrientes importantes, incluindo fibras, proteínas vegetais e é claro, o selênio!

6. Shitake

1 xícara cozida de shitake oferece 65% do valor diário recomendado de selênio.

7. Semente de girassol

Se você não está acostumado a comer sementes de girassol, experimente inserir esta fonte de selênio em saladas, aveia e iogurtes.

8. Feijão

Ricos em proteínas vegetais, fibras e baixo teor de gordura, o feijão também é uma ótima fonte de selênio.

9. Pasta de amendoim

Queridinha dos veganos e vegetarianos, a pasta de amendoim é democrática, pode ser usada em inúmeras receitas e ainda é fonte de muitos nutrientes essenciais para o corpo, incluindo o selênio.

10. Aspargos

São poucos os vegetais ricos em selênio, mas esse definitivamente não é o caso dos aspargos!

 

 

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