Relações Humanas

10 coisas que você precisa saber sobre as verdadeiras amizades

2021-09-27

10 coisas que você precisa saber sobre as verdadeiras amizades

Amigo são familiares que escolhemos, mas existe uma grande diferença entre uma amizade verdadeira e um simples conhecido que a gente faz questão de chamar de amigo. Em tempos de redes sociais, as pessoas colecionam “amigos”, mas esqueceram que amigo de verdade é aquela pessoa com quem você ousa ser você mesmo. Diversas pesquisas já comprovaram a importância de manter laços fortes de amizade ao longo da vida e as implicações sobre nossa saúde física e mental, então abaixo confira 10 coisas que você precisa saber sobre as verdadeiras amizades.

amizades verdadeiras
Foto: Hannah Busing / Unsplash

1. As amizades não nascem sempre da mesma maneira

Ao longo da vida adulta, podemos ter amigos em diferentes lugares, sendo que cada relação possui suas próprias características e necessidades. Podemos ter lindas amizades que nasceram no ambiente de trabalho e criar um laço forte com os pais dos amigos de nossos filhos, por exemplo. Querer comparar uma amizade com a outra, portanto, é reduzir demais uma relação. Amizades não são do tipo “tamanho único”.

2. Amizade é uma via de mão dupla

A qualidade de uma amizade depende de duas pessoas contribuindo frequentemente para isso. E é provável que a conexão se desfaça se você esperar o que não está preparado para dar. Ao invés de cobrar atenção, não se acanhe em tomar a iniciativa.

3. As pessoas só podem honrar suas necessidades se você souber comunicá-las

Muitas vezes nós esperamos que os outros não apenas leiam nossas mentes, como também estejam na mesma página que nós em todos os sentidos. Provavelmente, se você não comunicou claramente o que espera de seu amigo, ele pode não ter ideia. É exatamente deste lugar que nascem uma série de mal-entendidos. Não é uma questão de cobrar, mas sim de ser transparente quanto aos seus desejos e necessidades.

4. Vocês não precisam concordar em tudo

Discordâncias não deveriam causar tanto desconforto. Adultos deveriam saber discutir e argumentar seus diferentes pontos de vista, sem que isso se transforme em um problema. Muitas vezes, é por medo de desagradar o outro, que passamos a fingir ser alguém que não somos: por não dizer o que realmente quero e para não incomodar a outra pessoa. No entanto, ao fazer isso estaremos deturpando o sentido de uma verdadeira amizade: ser nós mesmos!

5. Vocês não precisam se amar o tempo todo

Todo mundo tem seus dias ruins, faz coisas estúpidas e comete erros. Se nós mesmos somos assim, por que esperar que o outro seja o tempo todo perfeito? Dê espaço para que seu amigo ou amiga seja exatamente quem ele é sem se sentir culpado por isso. Nada pode fortalecer mais uma amizade do que a tranquilidade de poder ser quem a gente é.

6. As amizades precisam de cuidado para florescer

Falamos tanto sobre a importância de zelar por um relacionamento amoroso para que ele cresça, mas o mesmo vale para as amizades. Mostre à outra pessoa que ela é apreciada e amada, expresse sua gratidão, esteja presente e apoie seus projetos.

7. Aprenda a ceder

Embora amizades sólidas envolvam naturalmente dar e receber, essa não deve ser uma questão de olho por olho. Não conte e não espere reciprocidade por tudo que você está dando, dê simplesmente porque você quer, não porque se sente obrigado ou porque deseja algo em troca.

8. Rancor destrói relacionamentos

Pessoas se enganam quando pensam que guardar rancor é uma atitude que as protege de se machucar novamente. Coloque-se no lugar da outra pessoa: você consegue entender o motivo dela ter errado com você? Comunique-se quando estiver chateado e siga em frente sem rancor e apego ao passado.

9. Amizades também precisam de limites

Leve suas próprias necessidades a sério, e saiba explicá-las aos seus amigos. Quem é amigo de verdade sempre irá entender. Por exemplo: depois de uma semana exaustiva e estressante de trabalho, seu amigo quer te encontrar em um bar na sexta-feira à noite. Se essa não for a sua vontade, fale a verdade e explique que você prefere marcar um outro dia. Essa é a solução mais honesta para ambos.

10. As pessoas mudam

Não se precipite em descartar um relacionamento, apenas porque vocês mudaram a a amizade, consequentemente, também mudou. É preciso descobrir uma nova maneira de ser amigos daqui para frente – uma que funcione para vocês dois. Isso significa adaptação, e é isso que devemos fazer conforme avançamos na vida.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.