Autoconhecimento

10 ensinamentos poderosos sobre como superar as adversidades

2021-10-19

10 ensinamentos poderosos sobre como superar as adversidades

A vida nem sempre é tão simples quanto gostaríamos. No entanto, desafios não são castigos divinos, mas sim oportunidades de crescimento: é apenas uma questão de perspectiva. Se as coisas estiverem muito difíceis, lembre-se de respirar e compreenda que nada é para sempre. Para te ajudar, separamos 10 ensinamentos poderosos de pessoas que enfrentaram momentos de extrema dificuldade e tristeza e que podem te ajudar a superar as adversidades.

ensinamentos poderosos
Foto: Kirill Tonkikh / Unsplash

1. Michael Hingson – sobrevivente do 11 de setembro

“Se eu fosse sugerir o que você deveria fazer se estiver passando por uma tragédia ou qualquer tipo de mudança inesperada, eu diria que você deve começar aceitando o fato de que a mudança aconteceu, e que  você não tem controle sobre isso. Não importa qual seja o desafio, todos nós devemos começar com isso”.

2. Amy Morin – que perdeu a mãe, o marido e o sogro no mesmo acidente

“É tentador tentar evitar a tristeza e angústia associadas ao luto – mas se há uma coisa que aprendi é que você tem que enfrentar suas emoções de frente. Outras pessoas vão tentar animá-lo porque não se sentem à vontade com a sua tristeza, mas deixe-se sentir triste, com raiva e solitário. O tempo não cura nada. É o que você faz com esse tempo que importa”.

3. Natalie Taylor – que perdeu o marido durante a gravidez

“Uma coisa que tento dizer a mim mesma quando me deparo com uma fase ruim é essa ideia de que ‘vai passar’. Não vou me sentir assim o dia todo ou a semana inteira. Não é que eu ignore, mas quando fico triste, lembro a mim mesma que serei feliz de novo”.

4. Meredith Viera – que cuida do marido com esclerose múltipla há 30 anos

“Construa aquele grupo de amigos, aquele sistema de apoio ao seu redor. Vá em frente. Não tenha medo. Não sinta que você é um fardo para outras pessoas. Se você estiver aberto e disser que precisa de ajuda, as pessoas estarão lá para ajudá-lo”.

5. Laverne Bissky – mãe de uma menina com paralisia cerebral

“Para mim, lidar é uma questão de equilíbrio: não equilíbrio estático, mas equilíbrio dinâmico, porque a vida está sempre em um estado de fluxo. É sobre saber quando empurrar com força e quando descansar. Quando lutar e quando deixar ir. Quando usar e quando conservar recursos”.

6. Natasha Alexenko – sobrevivente de agressão sexual

“Você nem sempre precisa ser produtivo. Sua maior responsabilidade é consigo mesmo e ter certeza de que você está bem. Se você não está se sentindo bem emocional ou mentalmente, deve tratar-se quase como se estivesse doente. Você pode parar um momento para cheirar as rosas e não ser duro consigo mesmo”.

7. Julie Genovese – que tem nanismo

“Eu não sabia que tinha uma escolha de como ver meus desafios. Quando virei para ver aqueles desafios como aventuras ou como montanhas a escalar para ter uma vista fantástica, minha atitude mudou; essa mudança de perspectiva mudou tudo e eu percebi que tinha mais desse poder divino do que achava”.

8. Daniel Gottlieb – que ficou paraplégico após sofrer um acidente de carro

“Quando estou em um buraco escuro, quero alguém que me ame o suficiente para sentar ao meu lado e não me dizer que há luz do outro lado. As palavras não farão nada. Apenas sente-se comigo e tenha a coragem de tentar compreender o que estou vivenciando”.

9. Judy Shephard – que perdeu o filho para um crime de ódio contra homossexuais

“Na minha experiência pessoal, assim como na de muitos amigos íntimos e familiares, você não‘ emerge ’. A escuridão está sempre lá; fica diferente. Torna-se algo para o qual você pode olhar com alguma objetividade. Ainda temos alegria e felicidade em nossas vidas; é apenas diferente”.

10. Julia Fox Garrison – sobrevivente de um derrame cerebral

“Acho que estamos condicionados a dizer a palavra‘ não posso ’, que fecha todas as portas para possibilidades. Eu descobri que se você incluir a palavra ‘ainda’, então a porta para a oportunidade permanece entreaberta”.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.