Equilíbrio

10 motivos pelos quais você deveria raspar a língua todas as manhãs

2021-04-27

author:

10 motivos pelos quais você deveria raspar a língua todas as manhãs

O hábito de raspar a língua está na moda, mas não se trata de apenas mais uma das modinhas que costumamos ver na internet. A técnica, inclusive, é milenar e faz parte das inúmeras práticas propostas pelo Ayurveda para termos uma vida mais saudável e equilibrada. E a explicação é simples: a língua abriga inúmeros resíduos e concentra células mortas, fungos, toxinas, bactérias. Alguns especialistas até dizem que muitas emoções estão presentes por lá. A explicação para isso tudo se dá durante a noite, período em que, mesmo lentamente, o sistema digestivo continua seu trabalho, buscando remover de seu interior todos os excessos cometidos durante o dia, como resíduos do seu jantar e demais toxinas.

raspador-lingua-cobre
Foto: @holistix

Para evitar que o seu organismo reabsorva todas as impurezas que foram expelidas durante a noite, o Ayurveda recomenda que você raspe a língua logo pela manhã, ainda em jejum. Em outras palavras: acordou, raspou a língua, escovou os dentes e aí sim você estará pronto para começar o dia. Conheça abaixo os 10 motivos pelos quais você deveria raspar a língua todas as manhãs sem falta:

raspador lingua

1. Combater o mau hálito

Ao adotar o hábito de raspar a língua, sua boca estará livre dos fungos, bactérias e resíduos alimentares que foram se acumulando durante o dia e também enquanto você dormia, o que significa que também ajudará na questão do mau hálito.

2. Desintoxicar o corpo como um todo

Você sabia que limpar a língua faz parte das técnicas sugeridas pelo Ayurveda para purificar o corpo das toxinas? Incorpore o hábito de retirar a saburra branca da língua antes de escovar os dentes, e somente depois tomar o café da manhã e começar o dia. Afinal, você não quer engolir todas as toxinas que seu corpo passou a noite tentando eliminar, né?

3. Diminuir a formação de muco

Muitas pessoas não entendem porque ficam constantemente com a garganta repleta por muco, mas saiba que raspar a língua antes de se deitar também é capaz de reduzir problemas aéreos como a sinusite, além do acúmulo de muco nasal. Se este for o seu caso, a limpeza poderá ser ainda mais profunda se você utilizar água e sal durante a raspagem.

4. Sentir o sabor das comidas melhor

Ao raspar a língua o contato das papilas gustativas com os alimentos é facilitado, o que significa que nós passamos a sentir o sabor das coisas mais clareza. Isso sem contar que, o Ayurveda ensina que quanto melhor saboreamos e apreciamos nossos alimentos, melhor os digerimos e assimilamos, o que proporciona uma maior saúde do sistema digestivo e do corpo em geral.

5. Proteger os dentes e gengiva

Ao remover bactérias e toxinas que se acumulam na superfície da língua, consequentemente teremos mais saúde bucal. Isso acontece porque, as bactérias que se acumulam na língua podem ser responsáveis ​​pelo acúmulo de placa, cáries e problemas na gengiva.

6. Levar os benefícios a outros órgãos do corpo

Assim como os pés, a língua também é considerada como um mapa dos órgãos internos, e é exatamente por isso que os médicos costumam pedir aos pacientes que mostrem a língua para fazer um diagnóstico. Através do raspador de língua, massageamos os pontos correspondentes aos órgãos internos como na acupuntura. E é por isso mesmo que o aparelho deve ser usado sempre com delicadeza, ok?

7. Fortalecer o sistema imunitário

A língua faz parte das primeiras defesas imunológicas do nosso corpo, junto com as secreções presentes na boca, que já contêm substâncias que nos protegem dos ataques de germes e bactérias. Limpar a língua não apenas garante que as toxinas não sejam reabsorvidas pelo corpo, mas também permite melhorar as funções imunológicas a partir da boca.

8. Facilitar a digestão

No Ayurveda, o sistema digestivo é considerado a base da saúde não é à toa que alguns especialistas dizem que o intestino é o segundo cérebro. O que pouca gente lembra é que a digestão começa na boca, graças às enzimas salivares que iniciam a transformação do que comemos para que os nutrientes possam ser absorvidos pelo corpo. A limpeza da língua ativa a produção de saliva e estimula nosso fogo digestivo, para ajudar na digestão ao longo do dia.

9. Previnir a sinusite

De acordo com o Ayurveda, problemas como a sinusite podem estar relacionados à má higiene da língua. Se o nariz estiver bloqueado por um acúmulo de muco, o ar se esforça para passar pelos canais nasais e, portanto, as bactérias tendem a se acumular tanto entre as narinas quanto na cavidade oral. Para prevenir a doença, o ideal é raspar a língua diariamente e limpar as cavidades nasais com água e sal com um aparelho conhecido como Nêti Lôta, que mais parece um bule.

10. Purificar corpo e mente

No Yoga, a limpeza da língua faz parte das técnicas de purificação chamadas kriyas, que incluem também a limpeza dos intestinos e a limpeza dos canais nasais. Todas essas técnicas de purificação são benéficas tanto para o corpo quanto para a mente, pois além de fortalecê-los, permite uma maior comunhão entre eles.

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube