Terapias Holísticas

10 propriedades incríveis que você nem imaginava sobre o óleo de coco

2021-05-31

10 propriedades incríveis que você nem imaginava sobre o óleo de coco

Se até poucos anos o óleo de coco era basicamente usado na cozinha, com uma procura cada vez maior por terapias alternativas e produtos cada vez mais naturais, o produto rapidamente transformou-se em queridinho. Rico em vitamina E e com propriedades antiinflamatórias, hoje ele é usado para hidratar o cabelo e a pele, mas também possui diversos outros usos, que pouca gente sabe. Por isso, separamos 10 propriedades do óleo de coco para que você incorpore de uma vez por todas o produto em sua vida.

oleo de coco
Foto: Louis Hansel / Unsplash

1. Alívio de alergias e infecções de pele

Estudos mostram que o óleo de coco pode ser usado para aliviar diversos tipos de irritação da pele, incluindo dermatite e ainda restaurar a pele com queimaduras, ajudando a diminuir as cicatrizes.

2. Evitar a inflamação

Pouca gente sabe, mas o óleo de coco possui grande capacidade antiinflamatória, além de reduzir a dor associada à inflamação, o que significa que ele é ma ótima solução contra a acne, podendo não apenas limitar o aparecimento da  mesma, como tratar a área inflamada.

3. Tratar queimaduras

Como eu já citei acima, o óleo de coco aumenta a taxa de cicatrização de queimaduras na pele e suas propriedades antimicrobianas reduzem o risco de infecção. Isso acontece porque ele ajuda a aumentar a produção de colágeno e antioxidantes do corpo.

4. Evitar os fungos

Devido às suas propriedades antimicrobianas, o óleo de coco pode prevenir o crescimento de microorganismos prejudiciais que levam à infecções bacterianas e fúngicas no cabelo ou na pele, como micose, celulite e foliculite. No entanto, é justamente por isso que ele passou a ser amplamente usado também como lubrificante íntimo na hora do sexo. Ao contrário das versões industrializadas à base de água, ele funciona como um lubrificante natural livre de uma série de químicas, como por exemplo o poliglicol.

5. Demaquilante eficaz

Esqueça os demaquilantes à base de óleo, já que a maioria possui químicas prejudiciais que vem do petróleo. O óleo de coco é um dos removedores de maquiagem naturais mais eficazes, já que pode até remover a máscara à prova d’água sem irritar a pele e ainda evitando o aparecimento da acne. Apenas não se esqueça de lavar o rosto depois, pois ele em excesso pode obstruir os poros.

6. Hidratar o corpo

Por conter um alto teor de ácidos graxos, o óleo de coco é um excelente hidratante corporal. Quando você usa a quantidade certa, apenas o suficiente para cobrir a pele sem deixar resíduos oleosos, ele pode transformar sua pele, deixando mais hidratada, brilhante e radiante.

7. Proteger os cabelos do cloro

Se você costuma nadar, sabe que os cuidados com os cabelos precisam ser redobrados devido aos efeitos nocivos do cloro. O que você talvez não saiba é que o óleo de coco ajuda a proteger o cabelo dos produtos químicos agressivos, evitando que eles ressequem. Além disso, ele vai deixar seu cabelo macio e sedoso mesmo depois de sair da piscina.

8. Tirar o frizz dos cabelos

Você pode trocar o seu leave-in de cabelos pelo óleo de coco. Ele terá o mesmo efeito e ainda não trará químicas nocivas ao seu corpo. Apenas não exagere para o cabelo não ficar com aquele aspecto de oleoso. Um pouquinho nas pontas já é suficiente para você tirar o frizz das madeixas.

9. Clarear os dentes

Hoje existem diversas maneiras de clarear os dentes, mas precisamos estar atentos, já que muitos produtos podem tirar o esmalte. Uma boa alternativa é o óleo de coco, que não apenas refresca o hálito, como clareia os dentes. Depois de escovar os dentes, faça um bochecho com óleo de coco e água.

10. Creme de depilação

Mais uma alternativa fantástica aos cremes e géis de barbear tóxicos e repletos de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Derreta o óleo de coco em banho maria e espalhe na área que você for raspar quando ele ainda estiver em estado líquido.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.