Autoconhecimento

10 técnicas para controlar a ansiedade e acalmar a mente

2021-07-26

10 técnicas para controlar a ansiedade e acalmar a mente

Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo. Até antes da pandemia mais de 19 milhões de brasileiros foram diagnosticados com algum tipo de distúrbio de ansiedade e este número só está aumentando com a pandemia. Muitas coisas podem ser gatilho para uma crise de ansiedade, mas para controlá-la é preciso compreender que o segredo para uma vida mais equilibrada não é tentar controlar uma tempestade, mas nós mesmos. Por isso aqui estão 10 técnicas para acalmar a mente e lidar com a angústia da ansiedade.

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Foto: Patrick Schneider / Unsplash

1. Concentre-se em acalmar seu corpo

Frequentemente o ansioso tem insônia, taquicardia e até mesmo as pernas trêmulas. Se você estiver atravessando um período de muita ansiedade, aprenda a controlar seu corpo em primeiro lugar e depois começar a monitorar sua mente. Alguém que tem controle sobre seu próprio corpo, tem mais facilidade e confiança para controlar sua mente.

2. Estabeleça limites

Muitas vezes ficamos ansiosos quando acumulamos muitas tarefas e sentimos que não estamos dando conta de tudo. Por isso é essencial saber dizer ‘não’ e ter uma lista de prioridades bem definida. Não somos robôs que precisamos estar o tempo todo produzindo, sua mente também precisa de descanso!

3. Faça autoafirmações

Acostume-se a fazer autoafirmações quantas vezes for preciso. Esta técnica funciona através do mesmo princípio dos mantras. Por exemplo: se você está no pico de um momento de estresse e não está conseguindo se acalmar, afirme em voz alta ou mentalmente: “Eu sou capaz de resolver isso sem perder meu equilíbrio” ou “Isso não me diz respeito” e etc…

4. Medite

Já foram muitos os benefícios cientificamente comprovados da meditação. E quando temos prática com ela, nossa mente começa a ficar mais blindada, conseguimos nos controlar melhor diante de uma situação de estresse ou ansiedade através de técnicas de meditação e atenção plena. Tudo o que a meditação faz é nos mostrar que somos nós que controlamos nossa mente e não o contrário. Está esperando o que para começar?

5. Visualize um lugar calmo

Qual é o lugar que mais te transmite paz? Pode ser uma praia deserta, as montanhas ou qualquer outro lugar. Feche os olhos e se imagine nele, passeando livremente por ele enquanto respira com consciência naquele momento e sente o coração acalmar.

6. Aumente sua consciência corporal

Mais uma vez: quando aprendemos a controlar nosso corpo, adquirimos gradualmente mais controle de nossas emoções. Você pode aumentar sua consciência corporal através da meditação, yoga, pilates e do tai chi chuan, por exemplo.

7. Respire

Parece tão óbvio, mas a maioria das pessoas não sabe respirar corretamente. Somos tão engolidos pela correria do cotidiano, que a última coisa que fazemos é respirar com consciência. Feche os olhos, conte mentalmente até 4 enquanto inspira e até 6 enquanto expira. Repita algumas vezes até sentir a calma tomar conta de você.

8. Dance

Um estudo já mostrou que a música tem o poder de transformar nosso estado de espírito em apenas 9 minutos. Não deixe a ansiedade e o estresse serem mais fortes do que você. Coloque sua música preferida no volume máximo, cante, dance e comece a estimular seu cérebro a produzir hormônios do prazer.

9. Vá para perto da natureza

A natureza tem a frequência natural de 7,83 hertz, e que quando nós atingimos esta frequência nosso cérebro vibra em alfa. Este estado cerebral é aquele onde nos sentimos relaxados, calmos e começamos a entrar em estado meditativo, portanto comece a priorizar mais momentos na natureza.

10. Visualize situações agradáveis

A técnica da visualização é eficaz em diversas situações, inclusive quando estamos estressados ou ansiosos. Em situações assim, feche os olhos e visualize situações agradáveis e momentos em que você foi feliz. Caso a ansiedade esteja sendo causada por alguma situação específica, visualize que ela já foi resolvida.

 

 

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