Autoconhecimento

3 atitudes para você parar de se enxergar como vítima e tomar as rédeas de sua vida

2021-07-21

3 atitudes para você parar de se enxergar como vítima e tomar as rédeas de sua vida

A vida das pessoas costuma ser marcada por vitórias e momentos de alegria, mas também por derrotas e sofrimentos. No entanto, é justamente como lidamos com os momentos de dificuldade que vai definir nossa história, afinal de contas, sempre temos uma escolha a fazer: podemos nos colocar no papel de vítima ou tomar as rédeas da situação e decidir aprender com os erros. Isso é mais do que resiliência, é amor próprio e a confiança inabalável de que podemos, sim, realizar nossos sonhos, mesmo quando algumas coisas dão errado.

sair do papel de vitima
Foto: Clay Banks / Unsplash

Veja-se como uma vítima e você se tornará uma. Provavelmente todo mundo já foi vítima de algo ou alguém em algum momento de suas vidas. A questão é como rejeitar o papel de vítima sem negar a realidade, já que a partir do momento em que aceitamos ser vítimas, estamos abrindo mão de nosso próprio poder pessoal e independência. Veja abaixo 3 atitudes para você parar de se enxergar como vítima e tomar as rédeas de sua vida de uma vez por todas:

1. Mude as palavras

Muitas vezes resolvemos algumas coisas com uma simples troca de palavras. Ao invés de se definir como vítima, por que não dizer simplesmente que fomos vitimados? Pode até parecer simplismo, mas essa sutil mudança nos tira do papel de mártires e devolve nosso poder pessoal.

3. Trabalhe a autoestima

Problemas de autoestima estão diretamente relacionados com nossa capacidade de se culpabilizar quando algo vai errado. Uma vez que você compreende que deu o seu melhor e que tem consciência de seu valor e do quanto está se esforçando, se dará conta de que muitas vezes não temos controle sobre as situações – mas nem por isso somos vítimas delas.

4. Não leve para o pessoal

O mundo não te deve nada e você não está sendo castigado. Sempre temos algo a melhorar e a lapidar, mas quando levamos tudo para o lado pessoal estamos impedindo este processo. As pessoas nem sempre nos fazem mal de propósito, muitas vezes elas mos machucam inconscientemente. E as coisas podem dar errado por inúmeros motivos, no entanto, ao invés de gastar energia tentando descobrir quais são, crescemos enquanto ser humano quando decidimos aprender com os erros e continuar dando e fazendo nosso melhor – apesar de tudo.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.