Autoconhecimento

3 dicas fundamentais sobre o desenvolvimento pessoal

2021-09-24

3 dicas fundamentais sobre o desenvolvimento pessoal

Todo coach e especialista da área sabe: qualquer pessoa que deseja ser feliz e alcançar suas metas precisa sair em busca de autoconhecimento. A jornada do desenvolvimento pessoal pode ser assustadora, mas já que esse é o único caminho possível, você deve começar hoje e é por isso que eu selecionei 3 dicas fundamentais para que você inicie essa apaixonante trajetória.

desenvolvimento pessoal
Foto: Krisjanis Mezulis / Unsplash

1. Se você não sabe por onde começar, comece aprendendo com quem sabe

Quando você está no olho do furacão, desesperado para dar um novo sentido à vida, mas não sabe por onde começar – o melhor que você tem a fazer é não tomar nenhuma decisão e utilizar seu tempo e energia para aprender com quem já sabe. Em vez de agir imediatamente, observe. O que você está sentindo? O que suas emoções estão tentando comunicar? Leia livros, converse com especialistas, medite, faça cursos e só tome uma decisão quando você aprender a silenciar e a ouvir sua intuição. Isso também faz parte do desenvolvimento pessoal.

2. Concentre-se nas coisas que você pode controlar e ajuste conforme você avança

Compreenda que não podemos controlar tudo, mas quando você foca apenas nessas coisas, sente que de fato não está no comando de sua vida. Desafios são grandes oportunidades de crescimento, mas para isso é preciso tomar as rédeas de sua vida e se concentrar nas coisas que você pode controlar: como você. Não espere tudo estar perfeito para dar o primeiro passo, apenas comece e vai ajustando conforme você avança. É esse o segredo! Quem espera estar pronto, não começa nunca.

3. Lembre-se que tudo é temporário

Em momentos de alegria, muitas vezes esquecemos os desafios que nos levaram até lá e somos vítimas da crença de que a alegria pode durar para sempre. O mesmo vale para momentos de dor e solidão. Sinta a profundidade de cada experiência e lembre-se de que tudo é passageiro. Uma vez que você compreende isso, que é a base da filosofia budista, você deixa de lutar contra o tempo e aprende a viver conforme a vida vai te guiando.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.