Alimentação

4 alimentos que podem intoxicar o organismo se não forem armazenados corretamente

2021-06-14

4 alimentos que podem intoxicar o organismo se não forem armazenados corretamente

Fala-se pouco sobre isso, mas cerca de 420 mil pessoas morrem todos os anos devido à infecções alimentares. Embora já tenha ficado claro que alguns alimentos possuem mais probabilidade de estarem contaminados com bactérias nocivas, como os frutos do mar, peixe cru, ovos e maioneses, por exemplo, outros alimentos se forem armazenados incorretamente também podem causar intoxicação alimentar. Por isso, separamos 4 alimentos que podem intoxicar seu organismo se não forem guardados corretamente, assim como a maneira ideal de guardá-los.

alimentos que causam intoxicacao alimentar
Foto: Michele Blackwell / Unsplash

1. Azeite de alho caseiro

Nada como ter uma garrafa bonita de azeite e prepará-la com algumas ervas e um dente de alho, não é mesmo? No entanto, apesar de apetitosa esta mistura pode se perigosa. De acordo com estudo realizado pela Michigan State University – nos Estados Unidos, por ser uma raiz o alho é suscetível a uma bactéria chamada Clostridium botulinum, comumente encontrada no solo. Inofensiva em contato com o oxigênio, quando engarrafada esta bactéria produz uma toxina nervosa que pode resultar em botulismo, uma doença que afeta o sistema nervoso e pode causar dificuldade para respirar, paralisia muscular e, em casos graves, morte.

2. Vegetais fermentados

Se a moda de agora é a fermentação caseira, a prática exige alguns cuidados. Isso porque, da mesma maneira que acontece com o alho, os alimentos enlatados ou fermentados em casa apresentam maior risco de intoxicar seu organismo através da toxina do botulismo. São os alimentos com baixo teor de ácido, incluindo aspargos, feijão verde, beterraba, milho, batata, tomates e figos que são as fontes mais frequentes de botulismo de acordo com um estudo realizado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. A maneira correta de armazenar os vegetais fermentados é rotulá-los com data, guardá-los em um local fresco e escuro e sempre levar à geladeira após a abertura.

3. Arroz

Aparentemente tão inofensivo, o arroz é um dos alimentos que mais oferecem riscos de intoxicar o organismo das pessoas. Isso acontece porque todo arroz pode contar traços do bacilo aureus. É por isso que você deve sempre armazenar o arroz cru em local fresco e seco, porém, mais do que isso: depois de cozido resfrie-o rapidamente para evitar o crescimento de bactérias e leve à geladeira por três a quatro dias no máximo.

4. Frutas

A melhor maneira de evitar a contaminação por frutas é lavando-as corretamente, secando-as e levando-as à geladeira. Isso é válido sobretudo para aquelas que nós consumimos com a casca. Frutas vermelhas e melão têm um alto risco de contaminação, pois bactérias como a listeria e a salmonela florescem nos climas quentes e úmidos onde as frutas são cultivadas.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.