Relações Humanas

4 características das pessoas altamente sensíveis que podem mudar o mundo

2021-08-17

4 características das pessoas altamente sensíveis que podem mudar o mundo

Você já ouviu falar no termo pessoas altamente sensíveis (PAS)? Estas são aquelas pessoas que têm a capacidade de captar pequenos detalhes e sutilezas em tudo aquilo que as rodeia. São pessoas delicadas e hipersensíveis, que de vez em quando precisam se desconectar e se isolar do mundo e das pessoas. No entanto, ao contrário do que o senso comum costuma achar, as pessoas altamente sensíveis não são aquelas que choram o tempo todo. Elas são empáticas, intuitivas, sabem como lidar com os sentimentos e, principalmente, sentem incomodadas pela superestimulação, uma vez que preferem ambientes mais tranquilos e com poucos estímulos.

pessoas altamente sensiveis
Foto: Jaime Spaniol / Unsplash

Um dos maiores desafios das PAS é o fato de serem incompreendidas e taxadas de “estranhas” por grande parte das pessoas do seu entorno. Infelizmente, não é todo mundo que está pronto para conviver com as pessoas altamente sensíveis, que acabam sofrendo na eterna busca de sentir parte do sistema. Entretanto, esse grupo de pessoas afortunadas têm muito a nos ensinar e é sobre as 4 características capazes de mudar o mundo para melhor que iremos falar hoje.

1. São excelentes observadoras

Pessoas altamente sensíveis têm plena consciência do que está acontecendo ao seu redor o tempo todo, elas estão sempre examinando o ambiente e as pessoas para entender o que está acontecendo e fazer uma conexão emocional, geralmente a uma velocidade que acima da média. Esta característica oferece uma vantagem em diversas esferas da vida. Atletas altamente sensíveis até relatam ter vantagem em campo, já que eles nem precisam ver tudo que está acontecendo ao seu redor – é como se eles pudessem sentir onde os outros jogadores sentem, antecipando seus próximos movimentos.

2. São naturalmente alegres

As pessoas altamente sensíveis sentem tudo profundamente – o que inclui felicidade e alegria. Essas são aquelas pessoas que não têm medo do que os outros vão pensar quando ri alto ou é autêntica. E, sejamos francos: o mundo precisa de mais pessoas assim, afinal, nunca ninguém foi feliz vivendo de acordo com as expectativas alheias, né? Isso sem contar que a capacidade de apreciar a beleza, a arte e a alegria em tudo, é um excelente exercício de gratidão e consciência.

3. São líderes empatas

O que você entende por espírito de liderança? Porque se até pouco tempo, os autoritários e implacáveis chefes costumavam ser valorizados, o mundo começa a perceber os malefícios na saúde mental das pessoas, quando elas são lideradas por chefes assim. Já as pessoas altamente sensíveis são líderes naturais, mas agem com empatia e gentileza, pois sabem que não é através da rigidez que conquistamos o respeito dos outros, mas sim através do poder da inspiração e da humanidade.

4. São inovadoras

Perceber e pensar profundamente sobre as coisas permite com que as pessoas altamente sensíveis combinem ideias de maneiras novas. Através da criatividade, da autoestima e do próprio senso de comunidade, essas pessoas são naturalmente inovadoras e já começaram a desenhar um mundo novo com empresas e startups muito mais alinhadas com que o mundo precisa hoje.

 

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.