Cura pela natureza

4 ervas curativas para você começar a plantar a partir de hoje

2021-07-02

4 ervas curativas para você começar a plantar a partir de hoje

O equilíbrio e o bem-estar nascem da união entre ciência e a sabedoria ancestral. Nossos ancestrais tinham muito mais autoconhecimento que nós, sabiam ouvir o corpo e utilizar o que a natureza oferecia para se curarem. Chás, plantas, óleos essenciais, rituais como o escalda-pés e até o próprio contato com a natureza propiciava mais saúde. Atualmente um movimento de regresso às fontes está acontecendo, uma vez que as pessoas estão cada vez mais interessadas em terapias holísticas e na cura através da natureza ou de práticas mais naturais e menos medicamentosas. Por isso separamos 4 ervas curativas para você ter em casa e começar a plantar a partir de hoje.

ervas curativas chas
Foto: Massimo Rinaldi / Unsplash

Se você está em busca de algum tratamento alternativo para curar alguma doença – física ou mental, saiba que atualmente o SUS – Sistema Único de Saúde, oferece 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Estes são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Entre as práticas oferecidas você pode encontrar, aromaterapia, constelação familiar, ayurveda, entre outras. Lembre-se: o Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica, aproveite isso!

1. Tomilho

Muito usado na culinária mediterrânea, o tomilho é rico em timol e outros óleos essenciais e compostos que apoiam a saúde imunológica e podem proteger contra infecções virais. Os óleos essenciais do tomilho também ajudam a aliviar a tosse e a congestão. Para isso, prepare um chá de tomilho com alguns ramos frescos.

2. Orégano

Saboroso e democrático, o orégano possui carvacrol, limoneno e outros compostos antioxidantes que nos protegem contra vírus, bactérias e outros patógenos. Estudos mostram que por causa disso o orégano ajuda na prevenção da inflamação, apoia a saúde imunológica e ainda pode combater patógenos resistentes a antibióticos. No entanto, para este efeito não é como tempero que você usará o orégano, mas sim através de um chá com alguns raminhos de orégano fresco.

3. Alecrim

Nativo do mediterrâneo, o alecrim é rico em ácido rosmarínico, carnosol, ácido carnósico e outros compostos antioxidantes que reduzem a inflamação, apoiam a saúde imunológica e protegem contra vírus, bactérias e outros patógenos. Prepare um chá com um raminho fresco.

4. Erva cidreira

Tradicionalmente usada para tratar o estresse e a insônia, estudos mostram que essa erva mágica também pode beneficiar a saúde imunológica, já que ela possui uma série de fitoquímicos com efeitos antivirais, antibacterianos e antiinflamatórios. O óleo essencial de erva-cidreira pode, inclusive, inibir a replicação do vírus da gripe.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.