Alimentação

5 alimentos para evitar se você quer envelhecer com saúde

2021-09-14

5 alimentos para evitar se você quer envelhecer com saúde

Não é uma questão de vaidade, tampouco de não assumir a idade que temos –  mas, sim, de envelhecer com saúde e ter mais disposição para viver a terceira idade ao lado das pessoas que amamos. Neste sentido, as escolhas alimentares que fazemos diariamente fazem toda a diferença. Alimentação saudável e envelhecimento saudável andam de mãos dadas: quanto mais alimentos ricos em nutrientes você comer, maior será sua longevidade.

alimentos evitar longevidade
Foto: aranprime / Unsplash

É claro que não basta isso. Devemos também praticar atividades físicas regularmente, nos manter longe do estresse e ter uma vida social. No entanto, se você evitar esses 5 alimentos, já terá percorrido metade do caminho!

1. Açúcar

Ingerir muito açúcar pode aumentar o risco de diabetes e aumentar os níveis de triglicerídeos, podendo levar a doenças cardíacas. Isso sem contar que uma dieta rica em alimentos processados, incluindo açúcar, está associada à obesidade. Vale lembrar que bebidas alcóolicas e carboidratos também contam como açúcar, ok?

2. Nitratos

Se você deseja envelhecer de maneira saudável, exclua alimentos que contenham nitrato em sua dieta. Os nitratos são compostos usados para preservar e melhorar a aparência de certos alimentos, incluindo carnes processadas como presunto, bacon, frios e cachorros-quentes. Os nitratos possuem alto teor de sódio e estão associados à doenças cardíacas e diabetes.

3. Sódio

Embora você precise dele para sobreviver, em excesso, ele pode causar estragos em sua saúde à medida que muito sódio pode levar à hipertensão e doenças cardíacas. A quantidade ideal de sódio que devemos ingerir diariamente é menos de 2000 miligramas, portanto, lembre-se de sempre conferir as embalagens dos alimentos!

4. Gordura trans

Limite a quantidade de frituras, fast food, alimentos de origem animal, margarina, biscoitos, bolos, doces e alguns alimentos congelados. Além de estar associada ao aumento do risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes, um estudo mostrou que pessoas com níveis mais altos de gorduras tran no sangue tinham maior probabilidade de desenvolver Alzheimer e outros tipos de demência.

5. Gorduras saturadas

Uma dieta rica em gorduras saturadas juntamente com alimentos ricos em sódio pode contribuir para doenças cardíacas, diabetes, obesidade e outras condições crônicas. Para evitar, limite a ingestão de produtos de origem animal e invista em frutas, vegetais, grãos integrais, legumes e gorduras saudáveis – como o azeite de oliva.

 

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