Alimentação

5 alimentos ricos em triptofano que ajudam a dormir melhor e a combater a inflamação

2021-07-07

5 alimentos ricos em triptofano que ajudam a dormir melhor e a combater a inflamação

Falamos pouco sobre ele, mas o triptofano é um aminoácido essencial para o bom funcionamento do corpo. É ele que ajuda a sintetizar a serotonina, a melatonina e a niacina – associada à prevenção da depressão e ansiedade, mas, o corpo não consegue produzir este aminoácido, devendo ser obtido a partir da alimentação. No entanto, além de todos estes benefícios, pesquisas recentes sugerem que níveis mais elevados de triptofano podem ajudar no combate à inflamação, especialmente à medida que envelhecemos. Por isso listamos 5 alimentos ricos em triptofano para você começar a incluir em sua dieta com mais frequência.

alimentos ricos em triptofano
Foto: Curtis Thornton / Unsplash

Um estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences demonstrou como os níveis de triptofano protegiam o corpo contra a inflamação e a saúde geral do intestino, e o resultado é que os camundongos que comeram dietas com baixo teor de triptofano por oito semanas apresentaram alterações nas composições da microbiota intestinal e níveis significativamente elevados de marcadores inflamatórios no sangue.

1. Manteiga de amendoim

Comer carboidratos com triptofano pode ajudar o corpo a relaxar e a dormir melhor.

2. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são fontes naturais de triptofano e magnésio – um nutriente calmante que pode ajudar na qualidade do sono. Isso sem contar que o óleo de semente de abóbora contém antioxidantes, carotenóides e vitamina E, que desempenham um papel essencial na redução da inflamação.

3. Salmão

O peixe é rico em ácidos graxos ômega-3, também conhecidos como as gorduras “boas” que estão relacionadas com a pressão arterial baixa e o colesterol. No entanto, o salmão também é rico em triptofano e vitamina D, um nutriente que desempenha um papel fundamental em funções como crescimento ósseo, funcionamento celular e antiinflamatório.

4. Espinafre

O espinafre contém antioxidantes e vitamina K – um nutriente antiinflamatório encontrado em vegetais semelhantes, como repolho, brócolis e couve. Diversas pesquisas também mostraram que a verdura é um excelente “alimento para o cérebro”, já que ela desempenha uma série de funções importantes, tanto no humor, quanto na própria qualidade do sono.

5. Edamame

A base de soja, o edamame é uma fonte natural de magnésio, além de possuir todos os aminoácidos essenciais, como triptofano, leucina, treonina e licina.

 

 

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