Relações Humanas

5 características de pessoas narcisistas para você não viver relacionamentos abusivos

2021-07-12

5 características de pessoas narcisistas para você não viver relacionamentos abusivos

Nós ensinamos os outros sobre a maneira que merecemos ser tratados, é por isso que, por mais difícil que seja de aceitar esta verdade, ninguém nos machuca sem o nosso consentimento. O problema é que muitas vezes podemos consentir de maneira inconsciente, quando estamos agindo e tomando decisões influenciados pelos nossos próprios traumas e crenças. Crianças que foram abandonadas, negligenciadas ou que receberam pouco amor na infância, por exemplo, tornam-se adultos com graves questões de autoconfiança e amor próprio e eles costumam ser presas fáceis de pessoas tóxicas. Por isso hoje vamos falar sobre como reconhecer estes tipos de narcisistas e evitar relacionamentos abusivos e ainda mais sofrimento.

narcisistas 2
Foto: Vince Fleming / Unsplash

O ciclo vicioso costuma ser o mesmo. Narcisistas costumam atrair pessoas inseguras e co-dependentes, que por medo do abandono, aceita estar em uma relação infeliz. O narcisista, por sua vez, se alimenta desta falta de amor próprio, tornando-se cada vez mais tóxico. Pronto. As raízes de um relacionamento abusivo estão formadas. É preciso autoconhecimento e inteligência emocional para não aceitar uma pessoa tóxica ao nosso lado, mas algumas características são inatas destas pessoas. Portanto, se você reconhecê-las em seu parceiro(a), ligue o estado de alerta e comece a enxergar esta relação através de uma nova perspectiva.

1. Não têm empatia

Um narcisista sempre estará no centro de tudo o que faz, e suas necessidades não serão tão importantes quanto as dele. O tempo e as necessidades dele têm prioridade sobre os seus e é comum sentirmos que estamos doando muito mais do que eles. Narcisistas julgam o tempo todo, você e as outras pessoas ao redor, eles não se importam com o sofrimento alheio, tudo o que conta é sua própria felicidade.

2. Assumem que estão errados e depois se aproveitam disso

Você pode até confrontar um narcisista quando estiver no auge de seu incômodo e não pense que ele irá se fazer de desentendido. Provavelmente ele irá chorar, pedir mil desculpas, dizer que não merece seu amor e prometer que irá mudar. Ele tem plena consciência que ao fazer isso estará invertendo a situação. Você então passa a sentir pela dele, se coloca no lugar de culpado e ele, por sua vez, comemora calado que conseguiu o que queria mais uma vez.

3. Sempre encontram uma maneira de te criticar

Um narcisista não tem papas na língua quando se trata de criticar os outros – a começar por você. Ele irá criticar seus amigos, suas roupas, seus sonhos, sua maneira de se portar, de falar, seus gostos. Mais do que controlador, ele quer te moldar de acordo com suas próprias expectativas, simplesmente porque ele não te respeita por quem você é.

4. Não têm muitos amigos

Se você estiver se relacionando com alguém que não tem amigos, fica um alerta: ele provavelmente afastou todos os seus amigos, justamente por ser narcisista. Pessoas tóxicas muitas vezes não compreendem o valor da conexão e de manter contato com as pessoas, a menos que precise delas.

5. Escondem seus sentimentos

Por querer mostrar o tempo inteiro que são melhores do que os outros, os narcisistas acabam por esconder suas emoções e vulnerabilidade. Para eles isso é coisa de gente fraca, é por isso que eles sempre encontram uma maneira de justificar sua inabilidade emocional e menosprezar os demais, salientar os seus defeitos. Narcisistas adoram falar deles e contar vantagens, mas faz isso de maneira superficial, não espere uma conversa profunda e um mergulho nos sentimentos de uma pessoa que apenas se interessa por ela mesma.

 

Nunca se esqueça que apesar do transtorno de personalidade narcisista ser um transtorno de personalidade, ou seja, uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, você não é obrigado a abdicar de sua própria felicidade para viver com uma pessoa assim! Você não está aqui para salvar ninguém!

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.