Saúde

5 coisas que você deve fazer depois de uma noite de insônia

2021-07-20

5 coisas que você deve fazer depois de uma noite de insônia

Convenhamos: poucas coisas na vida são mais desagradáveis do que uma noite de insônia. Ficamos mais irritados, cansados, com problemas de concentração, sentimos mais fome e, algumas pessoas ainda ficam mal humoradas. No entanto, o que fazer para dar conta de tudo o que precisamos fazer no dia? Se você pensa que após uma noite de insônia, tudo o que você precisa fazer é beber litros de café ou dormir, está errado. Apesar de desafiador, práticas como esta podem transformar uma noite mal dormida em insônia crônica, por isso listamos 5 coisas que você deve fazer para contornar este problema.

noite de insonia
Foto: Jamie Street / Unsplash

O importante é que você consiga se recuperar disso, manter a eficiência durante o dia e garantir uma noite de sono melhor na noite seguinte. E de acordo com diversos especialistas do sono, é isso que você deve fazer:

1. Beba muita água antes de tomar café

Experimente tomas um copo grande de água gelada com limão. A água ajuda a despertar o nosso corpo especialmente em temperatura fria e com limão, que ainda promove uma grande limpeza.

2. Saia da cama

Por mais que seja tentador, o sono é uma consequência do que fazemos ao longo do dia. Portanto, o primeiro passo para uma boa noite de sono é levantar-se na hora certa pela manhã. De acordo com a especialista do sono na Universidade de Harvard Rebecca Robbins, existe um processo chamado impulso homeostático para dormir, o que significa que, ao longo do dia, a sonolência aumenta como um relógio. Cada hora adicional que passamos acordados aumenta a sensação geral de sonolência e se você passar o dia deitado cochilando, irá atrapalhar este processo.

3. Priorize suas demandas

Simplesmente aceite o fato de que ninguém funciona tão bem após uma noite de insônia e aprenda a priorizar suas atividades. Faça somente o necessário e deixe aquilo que pode ser adiado para o dia seguinte. Respeite o seu corpo.

4. Exponha o corpo à luz solar

Nada de passar o dia trancafiado em casa ou no escritório! A luz solar é uma das melhores maneiras de mostrar ao seu corpo que está na hora de acabar com a fase de vigília do seu ritmo circadiano, além de regular a produção de melatonina, o hormônio do sono.

5. Faça escolhas alimentares saudáveis

As pessoas não somente sentem mais fome depois de uma noite de insônia, como acabam sendo atraídas por comidas mais gordurosas e pouco saudáveis. No entanto, esse é um grande erro, uma vez que comer em excesso afetará seu sono porque seu corpo terá que trabalhar para digerir os alimentos durante à noite. Portanto, faça uma esforço e preste atenção nas suas escolhas alimentares.

 

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