Felicidade

5 lições para aliviar o sofrimento quando a vida estiver difícil

2021-09-28

5 lições para aliviar o sofrimento quando a vida estiver difícil

Vidas perfeitas existem somente em filmes da Disney, e isso significa que de tempos em tempos nós seremos colocados frente a desafios, que não estão lá para nos fazer desistir, mas sim para aprendermos. Essa é a única maneira de crescer: se tudo fosse só alegria, provavelmente não sairíamos do lugar, já que não teríamos nada pelo que lutar. No entanto, em momentos de sofrimento e dificuldade pode ser difícil de acreditar que um dia aquilo tudo irá passar, e por isso eu decidi listar 5 lições para aliviar o sofrimento quando a vida estiver difícil.

aliviar o sofrimento
Foto: AH NP / Unsplash

1. Priorize a sua saúde mental

Em momentos em que tudo parece estar de cabeça para baixo, a necessidade de cuidar da saúde mental e de nossa recuperação emocional fala ainda mais alto. Faça escolhas que mantenham sua mente limpa e seu corpo e espírito seguros. Cultive o amor próprio e lembre-se que você precisa estar forte para atravessar essa tempestade.

2. Não ignore o sofrimento

Uma das piores reações que podemos ter diante de um sofrimento, é fingir que ele não está lá, entrar em modo automático e viver como se aquilo não tivesse te afetado. Para que você possa transmutar a dor em virtude e aprendizado, é preciso estar disposto a olhar para ela. Isso pode significar chorar, gritar, se desesperar, conversar com alguém, fazer terapia, você escolhe a melhor maneira de lidar com isso. Apenas lide, não existe receita mais eficaz para a frustração e ansiedade, do que ter sentimentos mal resolvidos dentro de nós.

3. Não tenha pressa

Não existe um dia exato ou um momento que nos levará à felicidade permanente. O que existe são as pequenas escolhas que se somam e nos levam a mais integridade. Isso significa que, se você está sofrendo precisará de um certo tempo para se recompor – e está tudo bem. Fingir que está tudo bem no dia seguinte, te levará a um caminho sem volta de máscaras e te obrigará a viver uma vida de aparências e futilidade.

4. Dê significado ao seu sofrimento

E importante saber classificar uma dor, perda ou algo que deu errado – e não simplesmente achar que tudo é a mesma coisa. O risco de fazer isso, é que você acaba por se colocar em uma posição de vítima e perde totalmente o controle de sua vida. Silencie e tente compreender porque você está passando por isso, não para se culpar, mas sim para mudar o foco e começar a buscar a solução. É dando significado que temos a oportunidade de trocar indignação por resiliência.

5. Encontre seu propósito

Ter um propósito – algo que te faz levantar da cama todos os dias, não vai amenizar o seu sofrimento, mas te dará senso de responsabilidade e não te fará desistir diante das dificuldades. Ao contrário, quando não temos um propósito, uma missão, vamos cambaleando pela vida, culpando o destino pelas coisas que dão errado e tomando decisões erradas. É o propósito que te faz sobreviver frente a maior das adversidades, porque você sabe que para conquistar seus objetivos precisará atravessar essa maré revolta.