Autoconhecimento

5 livros de desenvolvimento pessoal obrigatórios para quem despertar sua melhor versão

2021-09-23

5 livros de desenvolvimento pessoal obrigatórios para quem despertar sua melhor versão

Existem diversas formas de aprender e uma delas é através dos livros. Se passar por algumas experiências nos faz mais fortes e resilientes, muito conhecimento podemos adquirir a partir da experiência dos outros – e neste sentido, os livros representam uma verdadeira virada de chave. Subestimados por algumas pessoas – que ainda não descobriram a riqueza que podem encontrar em algumas páginas, os livros de autoajuda são cada vez mais vendidos e representam boa parte do mercado editorial mundial. É preciso quebrar o preconceito e admitir que tem muita coisa por aí, a começar pelos livros de desenvolvimento pessoal, muitas vezes responsáveis por oferecer insights preciosos às pessoas. Por isso fizemos uma lista dos 5 livros de desenvolvimento pessoal obrigatórios para você, que quer despertar sua melhor versão.

livros desenvolvimento pessoal
Foto: Mikołaj / Unsplash

1. Mais esperto que o diabo – Napoleon Hill

Escrito em forma de entrevista – com o diabo, o livro mostra a diferença entre as pessoas despertas e alienadas. Enquanto as pessoas que pensam por si mesmas e se recusam a viver como robôs do sistema, são aquelas mais felizes e com mais sucesso, o diabo vai nos revelando seu truque para alienar grande parcela da população. O autor passou mais de 20 anos estudando a vida de pessoas consideradas  “derrotadas” e “bem-sucedidas” e uma das conclusões mais importantes que ele tirou desse estudo é que, o alienado é aquele que aceita qualquer coisa que a vida lhe oferece sem julgar ou lutar por aquilo que quer. Um livro de desenvolvimento pessoal que vai te fazer repensar seus hábitos.

2. Os quatro compromissos – Don Miguel Ruiz

Neste livro o autor nos apresenta uma sabedoria espiritual que era propagada pelos Toltecas, um povo que vivia no Sul do México. Tudo começou quando o autor viveu uma experiência de quase-morte, e então decidiu voltar-se à sua ancestralidade e nos trazer a rica fonte de suas crenças. Segundo ele, são 4 os compromissos que nos permite ter um olhar mais leve sobre a vida e uma perspectiva mais consciente sobre aquilo que nos acontece.Um livro de ouro para quem quer ressignificar suas relações.

3. Força de vontade não funciona – Benjamim Hardy

Escrito por um psicólogo organizacional, segundo o autor a força de vontade é uma falácia que, ao munir as pessoas com ideias erradas a respeito de si mesmas e sobre o mundo, nos conduz ao fracasso. Segundo ele, a força de vontade é necessária quando você precisa realizar um longo trabalho, frequentar a academia com regularidade ou parar de comer de maneira desregrada. No entanto, se a ideia for promover mudanças permanentes na sua vida, a força de vontade não será o bastante. Para Hardy, o que nos define é o contexto, ambiente e as situações pelas quais passamos. Um livro que deveria ser obrigatório!

4. Anti-frágil: coisas que se beneficiam com o caos – Nassim Nicholas Taleb

Um ensaio maravilhoso sobre a importância dos tempos difíceis na vida das pessoas. Segundo o autor, o frágil não aprecia a aleatoriedade, enquanto o robusto, por sua vez, é resiliente. No entanto, o anti-frágil ainda supera o robusto, já que costuma ficar mais forte na medida em que o caos aumenta. Taleb usa como exemplo a necessidade dos exercícios para o desenvolvimento de nossa musculatura, na medida em que os nossos músculos tendem a atrofiar se não fizermos absolutamente nenhum uso deles. O mesmo vale para nossa força emocional.

5. O óbvio que ignoramos – Jacob Pétry

Um livro sobre propósito. O autor nos mostra como a vida pode ser fácil e complicada ao mesmo tempo, já que cada pessoa precisa descobrir o seu próprio talento, mas isso requer um grande esforço, visto que nem sempre somos guiados para isso. A vida toda nós somos treinados para garantir uma profissão muito bem remunerada e muitas vezes não é apenas o financeiro que importa. O mesmo vale para pessoas que fazem o que amam, mas jamais obtém estabilidade financeira. Dando exemplo a vida de várias celebridades, Jacob afirma que se você negligenciar o seu talento, estará consequentemente impedindo a expansão de sua vida.

 

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.