Cura pela natureza

6 medicamentos naturais para problemas gastrointestinais

2021-06-29

6 medicamentos naturais para problemas gastrointestinais

Se você está enfrentando problemas gastrointestinais com uma certa frequência, saiba que o seu corpo está tentando te mostrar que algo vai errado. Qualquer manifestação física e problema de saúde que temos, é resultado de algum desequilíbrio, e neste sentido, alimentar. A primeira atitude que você precisa ter é se colocar no papel de observador de seu próprio corpo: comece a observar como você reage física e emocionalmente depois de comer tal coisa. Questione-se, olhe para dentro, isso também é autoconhecimento. A cura está em nós mesmos, portanto ao invés de sair tomando remédio, observe e dê preferência aos medicamentos naturais.

medicamentos problemas gastrointestinais
Foto: Julia Topp / Unsplash

A natureza nos oferece inúmeras possibilidades e a grande magia de fazer uso de remédios naturais, sejam ervas ou até mesmos os óleos essenciais, é que este é um saber que pede presença e conexão e nos convida a olhar para dentro. Aos poucos você se dará conta de que os remédios tradicionais não são milagrosos, e que você pode curar seu próprio corpo através da alimentação e da simples observação, por isso listamos 6 medicamentos naturais para problemas gastrointestinais.

1. Óleo essencial de hortelã pimenta

Indicado para cólicas abdominais, uma vez que ele relaxa os músculos do trato gastrointestinal. Mas, atenção: não é para ingerir o óleo, mas sim massagear o estômago ou mesmo inalar.

2. Chá de gengibre

Indicado para quem está com diarréia ou vômitos, o gengibre acalma o sistema nervoso e os músculos do estômago, reduz a náusea e promove a produção de saliva, que contém enzimas que ajudam na digestão. Ele também é indicado para grávidas que sofrem com os enjoos durante o primeiro trimestre da gravidez.

3. Chá da raiz do alcaçuz

A raiz de alcaçuz é usada como remédio caseiro para dores de estômago há séculos, graças às suas propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antimicrobianas. Caso você não encontre a raiz para chá, também pode tomar cápsulas.

4. Consuma probióticos

Estudos mostram que comer alimentos ricos em probióticos pode beneficiar vários problemas gastrointestinais, incluindo aliviar a constipação e prevenir a diarreia. Um corpo saudável é um corpo que tem o sistema gastrointestinal funcionando normalmente, e neste sentido as bactérias possuem um papel importante. Você encontra os probióticos no iogurte, kombuchá, kefir e no missô.

5. Faça yoga

Algumas pesquisas mostraram que a prática de yoga pode ajudar a facilitar a digestão das pessoas, uma vez que algumas poses estimulam e relaxam os músculos do estômago. Isso sem contar que o yoga é um grande aliado contra o estresse, que certamente também está fazendo mal ao seu estômago.

6. Beba muita água

Vital e essencial para o bom funcionamento do corpo humano, muitas vezes na pressa do cotidiano esquecemos de nos hidratar, no entanto, um corpo desidratado funciona mal. Uma boa maneira de saber se você está hidratado é observar a cor da sua urina: ela deve ser amarela clara, quase branca.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.