Autoconhecimento

6 sinais de que você está vivendo um esgotamento emocional

2021-07-15

6 sinais de que você está vivendo um esgotamento emocional

Quando estamos com algum desequilíbrio emocional ou físico, os efeitos se manifestam tanto física quanto espiritualmente, o que nos chamamos de esgotamento emocional. São diversos os gatilhos deste esgotamento, desde um plano que deu errado, excesso de trabalho, perdas e etc… No entanto, enquanto não identificarmos os sinais, este esgotamento continuará drenando todas as nossas energias, por isso separei uma lista com 6 sinais de mostram que você está vivendo um esgotamento emocional.

esgotamento emocional
Foto: Annie Spratt / Unsplash

1. Fadiga permanente

Diferente do cansaço, que é curado quando estamos dispostos a descansar, a fadiga é aquele estado de cansaço permanente, uma exaustão que não passa nem após um final de semana na praia de pernas para o ar.

2. Insônia

Ter insônia de tempos em tempos é absolutamente normal, mas não conseguir pega no sono mesmo cansado e experimentar a insônia mais de 3 vezes por semana, é sinal de algum distúrbio e manifestação de que algo não anda bem em sua vida.

3. Problemas gastrointestinais

O esgotamento emocional pode muitas vezes se manifestar fisicamente, principalmente se você é o tipo de pessoa que carrega o estresse na sua barriga. Enquanto algumas pessoas têm dor de cabeça, outras enfrentam problemas gastrointestinais no menor sinal de estresse.

4. Emoções à flor da pele

Ser sensível é diferente de chorar por tudo. Quando qualquer coisa te faz chorar e perder o controle, este é um sinal claro de algum desequilíbrio emocional.

5. Indiferença em relação a tudo

O desapego pode nos livrar de uma série de problemas, mas se você simplesmente não consegue sentir nada diante de uma situação ou de uma conversa com alguém, tristeza e tampouco alegria, saiba que você está em estado de completa desconexão em relação a você mesmo e ao próprio universo.

6. Problemas de relacionamento

Infelizmente, quando estamos esgotados emocionalmente muitas vezes são os nossos próximos que acabam sofrendo. Perceba como estão suas relações próximas, se você anda sem paciência, brigando muito ou levando qualquer diferença para o lado pessoal.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.