Alimentação

7 alimentos que ajudam no foco, concentração e humor

2021-06-22

7 alimentos que ajudam no foco, concentração e humor

Tudo que nós ingerimos irá influenciar nossa saúde mental e emocional, por isso se alimentar bem é uma questão que ultrapassa a saúde física. Se você anda sentindo-se esquecido, atordoado ou apenas desligado, saiba que além das questões hormonais e dos inconvenientes distúrbios do sono, o problema pode estar na sua dieta. Isso porque os alimentos desempenham um papel importante na saúde do cérebro – quando você ingere os nutrientes certos, você estimula um bom fluxo sanguíneo para o cérebro. Por isso, separamos 7 alimentos que podem te ajudar no foco, concentração e humor.

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Foto: Kirsty TG / Unsplash

1. Grãos integrais

O problema não está no carboidrato, mas nos açúcares e carboidratos refinados. Escolher o tipo de carboidrato você irá consumir é a chave para uma vida com mais saúde, por isso dê sempre preferência aos alimentos de baixo índice glicêmico, como os grãos integrais.

2. Sementes

Sementes como girassol, chia, linho e cânhamo são ótimas maneiras de incluir gordura insaturada saudável em sua dieta. E pesquisas sugerem que as gorduras saturadas atrapalham a concentração, além de obstruir os vasos sanguíneos e causarem uma série de doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol e doenças cardíacas.

3. Água

Todo mundo sabe da importância de se manter hidratado, mas uma pesquisa publicada no Annals of Nutrition and Metabolism em junho de 2017 mostrou que a desidratação leve inibe a função cognitiva das pessoas, afetando diretamente o seu desempenho.

4. Café

A cafeína tem um efeito positivo no estado de alerta, concentração e mau humor, mas não deve ser consumida em excesso. O ideal é tomar apenas uma xícara por dia e de preferência até a hora do almoço, para não comprometer o sono.

5. Frutas vermelhas

De acordo com um estudo publicado em novembro de 2019 na revista Nutrients, pessoas que consomem frutas vermelhas têm um aumento cognitivo nas 6 horas seguintes da refeição.

6. Peixes gordurosos

Salmão, atum, truta, mariscos, ostras e mexilhões são todos uma ótima maneira de obter gorduras ômega-3, que ajudam a melhorar a memória e a função cerebral geral.

7. Pimentão vermelho

O pimentão vermelho é um dos alimentos mais ricos em vitamina C, e esse nutriente importante faz mais do que manter o sistema imunológico em ótima forma. A vitamina C também ajuda com a cognição, além de nos proteger contra o estresse oxidativo associado à deterioração mental.

 

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