Vida Natural

7 maneiras de se livrar dos pensamentos que te impedem de dormir à noite

2021-09-02

7 maneiras de se livrar dos pensamentos que te impedem de dormir à noite

A história se repete com mais de 40% dos brasileiros: apesar do cansaço extremo, muitos simplesmente não conseguem dormir profundamente – e em algumas situações, nem mesmo pegar no sono. E a verdade é que, problemas e desafios continuarão a existir em nossas vidas – o que significa que as pessoas precisam encontrar uma maneira de dormir. Distúrbios do sono podem desencadear depressão, ansiedade, doenças respiratórias, cardíacas e até mesmo neurológicas, uma vez que é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo. Quem não consegue pegar no sono ou costuma acordar no meio da madrugada, geralmente possui a mesma reclamação: a dificuldade é se livrar dos pensamentos, preocupações e devaneios que surgem nesses momentos, por isso preparamos um guia com 7 maneiras de se livrar dos pensamentos que te impedem de dormir à noite.

insonia conseguir dormir
Foto: Megan te Boekhorst / Unsplash

A ansiedade e os pensamentos acelerados aparecem à noite porque geralmente é o único momento durante o dia em que não estamos ocupados ou nos distraindo. O silêncio acaba trazendo tudo isso à superfície, mas algumas técnicas ajudam a domar a mente. Confira:

1. Olhe para suas preocupações durante o dia

Se você insistir em ignorar tudo que está te preocupando, isso não apenas não irá se resolver por si próprio, como irá te assombrar durante a noite. Tirar um tempo durante o dia para fazer uma pausa e olhar para seu corpo e emoções, nos permite limpar essa energia estagnada e ter uma noite de paz.

2. Faça pausas relaxantes

Pode ser um banho mais comprido, algumas páginas do livro de cabeceira, telefonar para o melhor amigo ou simplesmente sair e tomar um pouco de ar. Engana-se quem pensa que trabalhar muito irá nos deixar tão cansados e esgotados fisicamente, que pegar no sono será mais fácil. O efeito, aliás, costuma ser exatamente o oposto! Relaxe antes de ir para a cama, o sistema nervoso precisa de pistas para que o corpo saiba que é hora de dormir e descansar o cérebro de todas as agitações diurnas.

3. Deixe um caderno ao lado da cama

Se você for dormir pensando em tudo que precisa fazer no dia seguinte, provavelmente ficará tão preocupado em esquecer, que o cérebro continuará em estado de alerta. Uma solução bastante eficaz é anotar essas tarefas e liberar espaço no seu cérebro, que finalmente poderá relaxar.

4. Anote as coisas pelas quais você se sente grato

Você não precisa ter um diário, mas o hábito de anotar as coisas pelas quais você se sente grato, tira o foco dos problemas e te faz lembrar de todas as coisas que você já conquistou. Essa é uma prática conhecida pelos especialistas em saúde mental, que confirmam que ao fazer isso o eixo central passa a ser o coração e não a mente racional.

5. Conte com a ajuda dos óleos essenciais

A lavanda é conhecida por suas propriedades sedativas e calmantes e costuma ser bastante eficaz na luta contra a insônia. Pingue algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda em seu travesseiro antes de dormir. Pesquisas mostram que o concentrado de lavanda pode reduzir o tempo de início do sono e aumentar a qualidade e a duração do mesmo.

6. Tenha consciência de sua respiração

Já falamos diversas vezes por aqui sobre a importância da consciência do ato de respirar, capaz de reestabelecer o equilíbrio novamente em nosso sistema. Respirações lentas e profundas enviam uma mensagem de segurança ao sistema límbico e desligam o sistema nervoso simpático, permitindo ao corpo descansar e dormir.

7. Encare suas preocupações

Se depois de tudo isso, ainda assim você não conseguir dormir, desista de lutar contra esses pensamentos e os encare de frente. Anote-os em seu caderno, vá em busca de soluções e mentalize que, para cada problema existe uma solução. Fingir que eles não estão aí, fechar os olhos e esperar o sono chegar, provavelmente será tão angustiante quanto ineficaz.

 

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.