Vida Natural

8 estratégias infalíveis para desinchar o corpo naturalmente

2021-10-21

8 estratégias infalíveis para desinchar o corpo naturalmente

Cerca de 25% das pessoas sofrem de inchaços ocasionais ao longo da vida. Muita coisa pode desencadear essa inflamação momentânea do corpo, como viagens de avião, a gravidez e o próprio excesso de sal, no entanto, especialistas garantem que o inchaço surge como resposta a alguns problemas gastrointestinais. Por isso, preparamos um guia com 8 estratégias infalíveis para desinchar seu corpo naturalmente:

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Foto: Dominik Martin / Unsplash

1. Exercite-se

O inchaço também mostra um mal funcionamento do sistema circulatório, por isso é essencial praticar atividades físicas, como caminhadas, natação ou até mesmo yoga.

2. Aposte em alimentos amargos

O gosto amargo atinge os receptores na parte posterior da boca, o que aumenta a saliva e estimula os órgãos digestivos. Isso sem contar que eles melhoram a circulação no abdômen, o que facilita a digestão. Invista em bitters, bebidas feitas de extratos de plantas com sabor amargo e que geralmente contêm álcool.

3. Beba chá de gengibre

Calmante e antiinflamatório, o gengibre diminui o inchaço, dores de estômago, além de ser um ótimo agente de motilidade, o que significa que ajuda a mover os alimentos para baixo através do sistema gastrointestinal.

4. Gerencie o estresse

O estresse já é considerado desde 2020 como a doença mais incapacitante do século, uma vez que possui influência direta na saúde física das pessoas. Durante picos de estresse, o sangue é desviado do sistema digestivo para os músculos porque seu corpo considera isso a prioridade, provocando o inchaço. Respire fundo, dê um passeio, escute música, escreva, vá para perto da natureza.

5. Medite

A respiração consciente não é apenas uma ferramenta útil para liberar o estresse, como também estimula a motilidade. Expire contando até quatro e, em seguida, prenda a respiração contando até quatro e solte contando até 6. Repita até se sentir mais calmo e equilibrado.

6. Estimule o nervo vago

​O nervo vago é um nervo que percorre o cérebro até a região do abdômen e possui funções sensitivas e motoras, sendo importante para a manutenção de funções vitais como regulação da frequência cardíaca e arterial. Responsável pelas contrações gastrointestinais, você pode estimula-lo com respiração profunda, fazendo um gargarejo e até mesmo cantando.

7. Coma alimentos naturais

Em dias de inchaço, dê preferência a alimentos suaves para o seu trato gastrointestinal, como legumes cozidos, frutas, cereais, sopas e ovos.

8. Faça uma automassagem

A automassagem é um ótimo remédio para o inchaço, já que ajuda a função gastrointestinal e a eliminação dos líquidos.

 

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