Saúde

8 maneiras comprovadas de reduzir a inflamação de seu corpo

2021-09-22

8 maneiras comprovadas de reduzir a inflamação de seu corpo

Um corpo inflamado é uma verdadeira bomba relógio, uma vez que pode danificar os tecidos e ser gatilho para muitas doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes. Se em alguns casos é preciso tratar com medicamentos, existem algumas maneiras de evitar a inflamação do corpo e garantir muito mais imunidade e qualidade de vida. Por isso selecionamos 8 maneiras aprovadas por médicos para reduzir a inflamação no corpo e evitar que o problema se transforme em uma condição de longo prazo.

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Foto: Jan Sedivy / Unsplash

1. Invista em uma dieta antiinflamatória

Os melhores alimentos para reduzir a inflamação são os integrais e naturais. Conheça alguns alimentos chave abaixo:

  • Folhas verdes escuras, como espinafre e couve
  • Vegetais como brócolis e couve de bruxelas
  • Peixes gordurosos ricos em ômega-3, como salmão
  • Azeite
  • Grãos inteiros como arroz integral e aveia
  • Especiarias como açafrão, cominho, canela, manjericão e salsa
  • Chocolate amargo
  • Chá verde

2. Evite alimentos inflamatórios

Certos alimentos são inflamatórios apenas em algumas pessoas, dependendo de como seu corpo reage a eles. No entanto, a grande maioria causa inflamação em todo mundo. São eles:

  • Açúcar
  • Carboidratos refinados, como pão branco, massas ou doces
  • Alimentos processados
  • Óleos de cozinha refinados, como canola e óleos vegetais

3. Aposte em alimentos fermentados

Alimentar a microbiota intestinal também é essencial para desinflamar o corpo e aumentar a imunidade. Para apoiar a saúde intestinal, coma com frequência probióticos, como iogurte, kefir, kimchi, salmoura vegetal e kombucha.

4. Atente-se aos efeitos dos alimentos em você

É preciso, antes de mais nada, estabelecer uma relação com os alimentos através da observação. Veja como seu corpo reage a determinados tipos de alimentos, não somente fisicamente, mas emocionalmente também. O que é bom para uma pessoa, pode não ser tanto para você e vice-versa. Observe o que lhe dá energia e o que faz você se sentir mal, com dores e inchaço, por exemplo.

5. Reduza o estresse

Pouca gente sabe, mas o estresse é altamente inflamatório. Um estudo descobriu que pessoas com estresse crônico que foram expostas a um vírus de resfriado comum tinham maior probabilidade de desenvolver a doença do que pessoas que não sofriam de estresse crônico. No mundo estressado em que vivemos, é preciso encontrar maneiras de lutar contra isso. Invista em atividades físicas, caminhadas em meio à natureza, meditação, yoga e mindfulness.

6. Exercite-se diariamente

Uma rotina diária de exercícios pode ajudar a reduzir a inflamação em apenas duas semanas. E neste sentido, você precisa encontrar algo que gosta, que lhe dá prazer. Essa é a única maneira de não desistir depois de alguns dias. Pode ser uma simples caminhada pelo bairro, desde que você fuja do sedentarismo.

7. Não passe muito tempo sentado

Se você trabalha muitas horas sentado, o ideal é se levantar a cada duas ou três horas. Esse intervalo é importante, já que especialistas apontam que a fisiologia do repouso deve ser reservada apenas para a noite e não durante o dia todo. Em outras palavras, fazer isso é importante para mostrar ao corpo que o metabolismo deve continuar.

8. Durma pelo menos 7 horas por dia

Vários estudos já mostraram que um sono de qualidade está associado a níveis mais baixos de inflamação no corpo. Adultos saudáveis devem dormir de 7 a 9 horas por dia, mas se isso for impossível para você, um cochilo no meio da tarde também pode ajudar a reduzir problemas cardiovasculares – diretamente relacionados com os distúrbios do sono.

 

 

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