Saúde

8 motivos pelos quais você está se sentindo tão cansado

2021-06-30

8 motivos pelos quais você está se sentindo tão cansado

O mar não está para peixe. Se o Brasil já era o segundo país mais estressado do mundo, depois da pandemia a situação piorou. O isolamento social somado com as incertezas em relação ao futuro e a própria crise sanitária, tiram nosso sono, bem-estar e saúde mental, causando uma exaustão mental e física generalizada. No entanto, se a situação pandêmica não depende tanto de nós, outros motivos também podem estar te deixando tão cansado – e esses com simples mudanças você consegue contornar. Por isso listamos 8 motivos pelos quais você está se sentindo tão cansado.

motivos do cansaco
Foto: Jonathan Rados / Unsplash

1. Problemas na tireoide

Não se esqueça que o bom funcionamento do corpo está diretamente relacionado com os hormônios e glândulas, o que significa que qualquer problema na tireoide pode estar comprometendo o seu bem-estar e saúde geral. Condições como hipotireoidismo (quando sua tireoide não produz hormônios suficientes), tireoidite de Hashimoto e doença de Graves podem causar fadiga. Faça um check up de saúde.

2. Anemia

A anemia significa que você não tem glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente e como o ferro é necessário para os glóbulos vermelhos, a deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia. Se este for o seu caso, tome suplementos de ferro, uma vez que a anemia causa cansaço, falta de ar, palidez e frequência cardíaca irregular.

3. Distúrbios do sono

Engana-se quem pensa que apenas a insônia é considerada um distúrbio do sono. Muitas pessoas podem ter a impressão de dormir corretamente, mas acordam cansadas e sem disposição, o que pode ser um sinal de qualquer distúrbio, como apnéia do sono, síndrome das pernas inquietas, parassonia ou até mesmo hipersonia, que é quando uma pessoa passa o dia sonolenta e perde a qualidade de sono na hora de dormir.

4. Doenças autoimunes

Se você tem uma doença auto-imune, seu sistema imunológico ataca partes saudáveis do corpo, causando inflamação, que por sua vez causa fadiga extrema e em alguns casos sonolência.

5. Diabetes

Mais de 90% das pessoas com diabetes tipo 2 relatam problemas de sono, que na maioria das vezes são causados pela síndrome das pernas inquietas, idas noturnas ao banheiro ou neuropatia.

6. Deficiências de vitaminas

Já falamos do ferro, mas outras deficiências de vitaminas podem estar te deixando cansado. Muitas vitaminas como o magnésio, o zinco e a própria vitamina C também desempenham um papel na energia física e mental.

7. Desidratação

Você bebe bastante água? Anda sempre com uma garrafinha na bolsa e na mesa de trabalho? A fadiga é um sintoma de desidratação, assim como a diminuição na micção ou suor, urina escura, pele seca e tontura.

8. Estresse

O estresse crônico é uma bomba relógio, e ela prejudica seu bem-estar em diversas esferas, como a falta de apetite ou gastrite, inflamação do corpo, distúrbios do sono, tensão muscular, crises de ansiedade e fadiga.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.