Autoconhecimento

9 afirmações poderosas de autocuidado para você usar quando não estiver bem

2021-08-03

9 afirmações poderosas de autocuidado para você usar quando não estiver bem

A vida moderna nos pressiona e desafia a todo instante, por isso estar emocionalmente bem pode não ser tão simples quanto esperamos. Esperamos estar sempre felizes, produtivos, confiantes, presentes, mas nem sempre estamos. E para nos colocarmos novamente lá no topo de nossas prioridades, precisamos tomar algumas atitudes, mudar alguns hábitos e estabelecer novas rotinas. E é neste sentido que entram as afirmações de autocuidado, que quando realizadas com verdade e presença possuem o mesmo poder de um mantra, e são capazes de limpar crenças e criar uma ligação de mais amor e empatia com nós mesmos.

afirmacoes autocuidado
Foto: Artem Kovalev / Unsplash

Selecionamos 9, que não precisam necessariamente ser feitas ao mesmo tempo. O ideal é você deixar sua intuição te guiar, escolher apenas uma e repetir mentalmente durante uma meditação, até que você se sinta melhor.

1. Não é egoísmo amar a mim mesmo, tomar conta de mim e fazer da minha felicidade uma prioridade. É necessário.

2. Eu não mereço sofrer, então me perdoo de não aceitar situações que sugam toda a minha energia.

3. Autocuidado não é apenas tomar água e dormir cedo. Autocuidado é fazer uma pausa quando as coisas estiverem muito pesadas, dizer ‘não’ para coisas que eu não estou afim de fazer, me permitir chorar, pedir ajuda quando eu precisar e fazer mais coisas que me fazem feliz.

4. Estou me lembrando que “dar o meu melhor” não significa trabalhar tanto a ponto de ter um colapso.

5. Eu devo a mim mesmo uma hora por dia de autocuidado, que pode ser leitura, escrita, ioga, pintura, meditação ou o que quer que seja. Uma hora, 1/24 do meu dia. Isso é menos de 5% e isso realmente importa, então vou fazer valer a pena.

6. Autocuidado é conhecer meus gatilhos emocionais e não me cercar de pessoas que os provocam deliberadamente.

7. Eu respeito meu corpo quando ele estiver pedindo uma pausa. Respeito minha mente quando ela está procurando descanso. Honro meu estado emocional quando precisar de um momento para mim mesmo.

8. Sou gentil com as versões anteriores de mim mesmo que não sabiam as coisas que eu sei agora.

9. Faço o que puder, quando puder, com o máximo de amor e honestidade que puder, e quando não puder, assim sim eu descanso.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.