À beira da falência, livraria mais famosa de Paris lança um apelo aos clientes e é salva com milhares de pedidos
Um dos endereços obrigatórios e cartões postais de Paris é a livraria Shakespeare & Co, fundada em 1919. Esta não é apenas uma livraria, mas um lugar lendário onde Ernest Hemingway, T.S. Eliot, F. Scott Fitzgerald e James Joyce trabalharam e passavam o tempo escrevendo. Por causa da pandemia, as vendas da livraria caíram 80% e ela estava prestes a falir. Foi quando a proprietária Sylvia Whitman lançou um apelo nas redes sociais pedindo ajuda aos clientes, que a salvaram com milhares de pedidos.

“Reduzimos 80% desde o primeiro confinamento em março, então, neste momento, usamos todas as nossas economias”, explicou a proprietária. A sorte é que, diferente de muitos estabelecimentos comerciais, a icônica Shakespeare & Co conseguiu se salvar a tempo. Poucos dias depois do apelo, eles bateram o recorde de 5 mil pedidos online em uma semana, em comparação com os 100 normais, o que os obrigou a fechar temporariamente o site de comércio eletrônico para acompanhar toda esta demanda.
Hard Times…
We’ve just sent our latest newsletter in which we ask for your support if you have the means and interest.
Read it here: https://t.co/alKvFkPLHC pic.twitter.com/a7Q13U8KGu
— Shakespeare&Company (@Shakespeare_Co) October 28, 2020
Esta livraria centenária já viu muita coisa acontecer e atravessou outros períodos de crise, como a Grande Depressão de 1929. Na época comandada por Sylvia Beach, a proprietária original, para aumentar os números de vendas ela lançou uma série de leituras e outros eventos para que a loja sobrevivesse. Hoje, Whitman diz que se inspirou no exemplo de Beach para reviver a tradição e não precisar fechar esta verdadeira relíquia.

Em 1951, foi a vez do pai de Sylvia Whitman gerenciar a livraria. A atual proprietária conta que ele era tão aficcionado por livros, que deixava os clientes dormirem em sua livraria. “Meu pai deixava as pessoas dormirem na livraria e as chamava de‘ tumbleweeds’, pois acreditava que a atmosfera imersiva estimulava a criatividade, explica. Salva pelo poder das redes sociais, a Shakespeare & Co não deveria fechar nunca, só quem conhece sabe da energia que este lugar possui, nos fazendo viajar no tempo e no universo mágico dos livros.

Fotos: divulgação