Sem categoria

À beira da falência, livraria mais famosa de Paris lança um apelo aos clientes e é salva com milhares de pedidos

2020-11-17

author:

À beira da falência, livraria mais famosa de Paris lança um apelo aos clientes e é salva com milhares de pedidos

Um dos endereços obrigatórios e cartões postais de Paris é a livraria Shakespeare & Co, fundada em 1919. Esta não é apenas uma livraria, mas um lugar lendário onde Ernest Hemingway, T.S. Eliot, F. Scott Fitzgerald e James Joyce trabalharam e passavam o tempo escrevendo. Por causa da pandemia, as vendas da livraria caíram 80% e ela estava prestes a falir. Foi quando a proprietária Sylvia Whitman lançou um apelo nas redes sociais pedindo ajuda aos clientes, que a salvaram com milhares de pedidos.

shakespeare-and-company-paris 1

“Reduzimos 80% desde o primeiro confinamento em março, então, neste momento, usamos todas as nossas economias”, explicou a proprietária. A sorte é que, diferente de muitos estabelecimentos comerciais, a icônica Shakespeare & Co conseguiu se salvar a tempo. Poucos dias depois do apelo, eles bateram o recorde de 5 mil pedidos online em uma semana, em comparação com os 100 normais, o que os obrigou a fechar temporariamente o site de comércio eletrônico para acompanhar toda esta demanda.

 

Esta livraria centenária já viu muita coisa acontecer e atravessou outros períodos de crise, como a Grande Depressão de 1929. Na época comandada por Sylvia Beach, a proprietária original, para aumentar os números de vendas ela lançou uma série de leituras e outros eventos para que a loja sobrevivesse. Hoje, Whitman diz que se inspirou no exemplo de Beach para reviver a tradição e não precisar fechar esta verdadeira relíquia.

livraria shakespeare-and-company-paris 2

Em 1951, foi a vez do pai de Sylvia Whitman gerenciar a livraria. A atual proprietária conta que ele era tão aficcionado por livros, que deixava os clientes dormirem em sua livraria. Meu pai deixava as pessoas dormirem na livraria e as chamava de‘ tumbleweeds’, pois acreditava que a atmosfera imersiva estimulava a criatividade, explica. Salva pelo poder das redes sociais, a Shakespeare & Co não deveria fechar nunca, só quem conhece sabe da energia que este lugar possui, nos fazendo viajar no tempo e no universo mágico dos livros.

livraria shakespeare-and-company-paris 3

 

Fotos: divulgação

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.