Relações Humanas

A diferença entre privacidade e segredo e como isso pode mudar os rumos de seu relacionamento

2021-09-13

A diferença entre privacidade e segredo e como isso pode mudar os rumos de seu relacionamento

Quem dita as regras de um relacionamento são as pessoas envolvidas, e como cada pessoa carrega seu próprio sistema de crenças e valores, não existe certo ou errado – desde que tudo seja previamente discutido entre o casal. E se um pouco de privacidade não faz mal a ninguém, existe uma linha muito tênue entre ela e um segredo, afinal, um relacionamento não pode prosperar com segredos. Portanto, vamos partir deste princípio: Se você não está revelando algo porque não quer, provavelmente está tentando manter sua privacidade, mas se você não está revelando algo porque tem medo das consequências, então é segredo.

segredo e privacidade 1
Foto: Eric Ward / Unsplash

E quando falo em segredo, não estou falando de infidelidade, mas sim de outras situações que podem ser qualificadas como informações prejudiciais a serem ocultadas de um parceiro, como problemas no trabalho, de saúde, em relação aos filhos ou qualquer falha em cumprir sua parte no acordo. Em outras palavras, qualquer coisa que pode interferir no seu relacionamento e você guarda para si é um segredo. Isso sem contar que os segredos tendem a governar nossas vidas. É provável que você invista muita energia para encobri-los ou escondê-los. E sejamos sinceros: um relacionamento onde você precisa esconder fatos, simplesmente não é um relacionamento de verdade. Simples assim.

segredo e privacidade 2
Foto: Womanizer Toys / Unsplash

No entanto, mais do que isso: saindo da superfície, qual é o sentido de guardar um segredo dentro de um relacionamento, se uma das premissas básicas dentro de uma relação é justamente poder ser quem a gente é, sem medo de julgamentos? Aceite que você nunca será perfeito – nem aos seus olhos, e tampouco para a pessoa que você ama, mas a questão não é essa. O cerne da questão está em construir um relacionamento com bases fortes e isso somente conseguimos fazer através da confiança.

segredo e privacidade 3
Foto: The HK Photo Company / Unsplash

Quando você tem coragem de mostrar suas sombras, de abrir seu passado, seus erros, suas dificuldades e inseguranças, você conseguiu mergulhar nas profundezas que uma relação de verdade exige, a não ser que o que você queira, for viver um relacionamento de aparências. Para se sentir confortável em uma relação equilibrada, na qual ambos os envolvidos têm a capacidade de dar e receber na mesma medida, é preciso de verdade, transparência e coragem para ser quem você é.

segredo e privacidade 4
Foto: Harli Marten / Unsplash

Portanto, saiba que manter um certo nível de privacidade – como fazer xixi de porta fechada, querer ver os amigos sem o companheiro de vez em quando e não enviar um boletim do que você está fazendo a cada 5 minutos, é uma coisa. Omitir fatos importantes – do presente ou do passado e gastar energia para guardá-los, é manter um segredo e isso não costuma dar certo. Na dúvida, coloque-se no lugar do outro: como você se sentiria se descobrisse que seu companheiro ou companheira, tivesse guardado esse segredo de você?

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.