Saúde

A explicação da medicina tradicional chinesa para a insônia

2021-08-05

A explicação da medicina tradicional chinesa para a insônia

Mais de 40% da população mundial sofre de algum distúrbio do sono, e número tem crescido tanto com a pandemia, que um novo termo foi criado para representar as pessoas que estão perdendo seu sono devido à situação atual – coronasonia. Diversos fatores podem estar ligados à dificuldade de dormir bem, como questões de saúde e hormonais, estresse, problemas financeiros, de relacionamentos e a lista continua. O fato é que, o estilo de vida que levamos hoje não facilita o descanso, mas se você quiser compreender melhor seu problema de insônia, a tradicional medicina chinesa pode ter a chave.

medicina chinesa insonia 1
Foto: Megan te Boekhorst / Unsplash

Todo ser humano é governado pelo ritmo circadiano, que controla uma série de sistemas físicos, mentais e comportamentais, incluindo o sono. E de acordo com a milenar medicina chinesa, a energia vital do nosso corpo depende do equilíbrio entre o yin e o yang, que são energias noturnas e diurnas, respectivamente. E quando essa relação é equilibrada, conseguimos ter um descanso de qualidade.

medicina chinesa insonia 2
Foto: Ben Blennerhassett / Unsplash

Diferente da medicina ocidental, a tradicional chinesa considera o coração o órgão mais importante do corpo – e não o cérebro. Talvez isso explique porque o excesso de pensamentos nos impede de dormir. No entanto, para compreender o que está tirando o seu sono, é preciso saber exatamente a hora que você acorda. Isso porque, o ritmo circadiano costuma dividir o dia em segmentos de 2 horas, sendo que a cada período desse, nosso corpo está dedicado a uma tarefa em particular. Conheça abaixo os órgãos que regem cada segmento e compreenda o que seu corpo está querendo te dizer.

1 a 3 da manhã: Fígado

Deveríamos já estar dormindo às 23h, que é quando a vesícula biliar começa a trabalhar a todo vapor. À 1 hora da manhã, o fígado está em plena ação e, se estiver lutando para desintoxicar o sangue e ainda monitorar o resto do corpo, é porque há muita energia Yang (masculina), e é nesse momento que acordamos. Isso acontece quando tomamos bebidas alcóolicas à noite ou quando exageramos no doce ou gorduras durante o dia.

3 a 5 da manhã: Pulmões

Se você pensar que absolutamente tudo em nosso corpo está interligado, compreenda que se a sua dificuldade for desligar e ficar remoendo as emoções na cama, ela pode estar ligada aos pulmões. Os pulmões representam nosso lugar no mundo, e reagem quando não conseguimos curar nossa tristeza e nos livrar das coisas que estão nos incomodando. Isso não quer dizer que você está com um problema grave nos pulmões, mas pode ser que você não respira direito, não trazendo a vida para dentro de você. Mova seu corpo durante o dia, respire ar de qualidade e compre algumas plantas para sua casa. No entanto, se tudo isso não adiantar, comece a meditar – sobretudo antes de dormir. A meditação nos ensina a respirar como devemos.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.