Superação

A história do jovem autista que não conseguia emprego, então decidiu empreender

2020-12-15

author:

A história do jovem autista que não conseguia emprego, então decidiu empreender

No mundo competitivo em que vivemos, conseguir o primeiro emprego não é tão simples quanto deveria. Para deficientes físicos ou mentais, a situação é ainda mais difícil. O jovem australiano Clay Lewis, de 17 anos, sentiu na pele esta dificuldade, quando passou 2 anos tentando arrumar um emprego. Ele é autista e estava procurando trabalho depois da escola em Brisbane, Austrália. Foi quando ele cansou de esperar e decidiu empreender.

emprego jovem autista 1

Para não ficar sem fazer nada e ainda garantir uma renda regular sem depender de ninguém, Clay montou seu próprio serviço de limpeza de lixo. A ideia surgiu depois de uma conversa em família. Vendo a frustração do filho em não conseguir emprego, seus pais Fiona e Warren marcaram uma consulta com uma consultora especializada em inclusão, que os ajudou a ter ideias, nascendo assim a ideia de limpeza. Afinal, não é porque ele é autista que ele não é capaz, não é mesmo?

emprego jovem autista 2

Desde então, a família criou uma página no Facebook para divulgar os serviços de Clay, que vem trabalhando recolhendo o lixo de diversas residências e instituições de caridade de Brisbane. O dinheiro que ele recebe não apenas representa independência financeira, como lhe dá autonomia e aumenta sua autoestima.

emprego jovem 3

A estimativa é de que existam 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, sendo que 85% delas estão fora do mercado de trabalho. Por que as empresas ainda possuem tanta resistência em contratar autistas, sendo que a prática terá uma consequência positiva em toda a sociedade. O fato de se relacionarem de forma diferente ou demandarem uma certa rotina e cuidados especiais, não são razões válidas para explicar a razão por que são excluídas do mercado de trabalho. Estas pessoas tão cheias de potencial já sofrem preconceito por uma série de coisas, é preciso repensar a inclusão como uma atitude capaz de construir uma sociedade mais igualitária.

emprego jovem emprego jovem autista 5

 

Fotos: Facebook

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.