Autoconhecimento

A importância dos tempos difíceis para o desenvolvimento pessoal

2021-08-30

A importância dos tempos difíceis para o desenvolvimento pessoal

Imagine uma vida sem problemas e desafios, na qual as coisas acontecem exatamente como você planejou, as pessoas são compassivas e você não tem absolutamente nada pelo que lutar. Por mais que possa parecer idílica, após uma semana certamente nos cansaríamos desta realidade, uma vez que seríamos tomados por um sentimento de vazio, de que falta algo. A vida não precisa ser sinônimo de sofrimento, mas sem algo para lutar o ser humano perde o senso de propósito e entra rapidamente em estado de alienação permanente. Acredite: tempos difíceis são essenciais para o desenvolvimento pessoal de absolutamente qualquer pessoa!

importancia tempos dificeis 1
Foto: Jukan Tateisi / Unsplash

Você sabia que em algumas regiões do planeta, algumas árvores não sobrevivem sem o vento? Os cientistas demoraram a descobrir o motivo de muitas árvores, aparentemente saudáveis, começarem a cair de repente – e se deram conta de que o vento era necessário para fortalecer as raízes das árvores, o que, por sua vez, apoiava o crescimento delas. Em outras palavras, para uma árvore ser sólida, ela necessita de adversidades.

importancia tempos dificeis 2
Foto: Kristopher Roller / Unsplash

O mesmo acontece com muita gente depois de realizar todos os seus sonhos. Se não tivermos novos sonhos e algo que nos desafie, que nos impulsione – ou mesmo um propósito de sermos melhores a cada dia, corremos o risco de perder força, energia e vontade de viver. Aprender coisas novas, aperfeiçoar nossas relações e sair da zona de conforto, é essencial para que encontremos a plenitude.

importancia tempos dificeis 3
Foto: Samantha Sophia / Unsplash

“Quando passamos nossas vidas esperando pela perfeição ou o dia em que seremos à prova de balas, acabamos sacrificando relacionamentos e oportunidades que podem não ser recuperáveis”. Esta frase não é minha, é da pesquisadora e escritora Brené Brown, que afirma que as pessoas não podem ter coragem e conforto ao mesmo tempo, é preciso fazer esta escolha. O que você escolhe?

importancia tempos dificeis 4
Foto: Ronaldo de Oliveira / Unsplash

Se você estiver atravessando dificuldades neste momento, chegou a hora de olhar para suas sombras, criar novos hábitos, conhecer o significado da palavra resiliência. Não perca nem mais um minuto de sua vida com a falsa ideologia de que a zona de conforto é um lugar agradável. As coisas difíceis em nossa vida continuarão chegando e a única maneira de continuar crescendo é não lutar contra o vento, mas sim aprender a conviver com ele.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.