Sustentabilidade

Adidas relança modelo clássico e substitui couro por material à base de cogumelos

2021-05-04

author:

Adidas relança modelo clássico e substitui couro por material à base de cogumelos

O modelo de tênis Stan Smith, da Adidas, é um clássico que já transitou por diversos estilos e coleções especiais. No entanto, em uma época em que tanto se fala sobre mudanças climáticas, a marca deu um passo grande em busca da sustentabilidade e acaba de relançar o modelo clássico, só que desta vez feito de um material à base de cogumelos.

adidas cogumelos 2

O modelo é o mais vendido da marca, que de agora em diante vem apostando na releitura de modelos clássicos a partir de materiais sustentáveis em sua linha Feitos de Natureza. Apelidado de Stan Smith Mylo, a matéria-prima para o calçado é o micélio, tipo de raiz dos cogumelos. De acordo com a marca, eles são cultivados de maneira sustentável e eficiente através de hortas verticais, o que permite com que o micélio cresça em um sistema que economiza espaço, aumentando o rendimento por metro quadrado.

adidas cogumelos 1

O lançamento é resultado da parceria entre a Adidas e a empresa de biotecnologia Bolt Threads, que também já produziu couro ecológico para a estilista Stella McCartney. Além do evidente benefício ambiental, uma das maiores vantagens deste sistema é que as raízes ficam prontas para uso em apenas duas semanas, o que representa um tempo recorde na cadeia de produção, fazendo a marca economizar recursos.

adidas cogumelos 3

Para Amy Jones Vaterlaus – head global de Futuro da Adidas, a proposta de cultivar materiais naturais é reduzir a dependência de materiais que não são biodegradáveis. “A introdução do micélio como novo material é um passo importante no rumo ao nosso objetivo de acabar com resíduos plásticos”, explica. Segundo ele, o novo material não compromete o conforto nem a qualidade, além de ser mais maleável que o couro animal.

 

Fotos 1 e 2: divulgação Adidas
Foto 3: Harshal S. Hirve / Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.