Cura pela natureza

Água de alecrim rejuvenesce o cérebro em até 11 anos; aprenda a fazer

2021-07-26

Água de alecrim rejuvenesce o cérebro em até 11 anos; aprenda a fazer

Vivemos em um período em que as pessoas tendem a valorizar a juventude e a criar mil artifícios contra o envelhecimento. No entanto, ao invés de tentar parecermos mais jovens, que tal começar a investir no rejuvenescimento cerebral? Afinal de contas, tem algo mais importante do que envelhecer com saúde, boa memória e ânimo para ficar com as pessoas que amamos? De acordo com uma entrevista feita com o professor Mark Moss, da Universidade da Nortúmbria – Inglaterra, a água alecrim tem o poder de deixar seu cérebro 11 anos mas jovem. Ele revelou que foram feitos estudos científicos para analisar os efeitos do óleo de alecrim em idosos, e que os resultados foram surpreendentes.

agua de alecrim 1
Foto: Zé Ferrari Careto / Unsplash

Segundo Moss, existem compostos no óleo de alecrim que podem ser responsáveis pela mudança na performance da memória das pessoas e um deles é o eucaliptol, que pode agir da mesma forma que drogas aprovadas para o tratamento de demência, já que ele causa um aumento do neurotransmissor chamado acetilcolina. De acordo com a pesquisa, os benefícios do alecrim são mais sentidos quando a erva chega ao nosso organismo através da inalação, pois, durante a ingestão, o fígado faz um processamento químico que pode enfraquecer seu poder. Já quando a administração é feita através da inalação, as moléculas passam diretamente para a corrente sanguínea e vão direto para o nosso cérebro.

agua de alecrim 2
Foto: Olga Tutunaru / Unsplash

Aromático e muito utilizado na cozinha mediterrânea, o alecrim é usado há séculos por nossos ancestrais, que usavam a erva pelos seus efeitos anti-inflamatórios, digestivos e também para melhorar a função do rim. Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o alecrim oferece benefícios à saúde da pele, circulação sanguínea, além de atuar no cérebro devido à substância chamada ácido carnósico, que melhora a memória e protege nossas conexões neurais. Se você quer ter todos esses benefícios, aprenda a fazer a água de alecrim:

Como fazer água de alecrim

Coloque uma panela de água no fogo até ferver e adicione duas colheres de sopa de folhas de alecrim fresco. Aguarde 5 minutos e retire do fogo. Deixe as folhas repousarem na água enquanto elas esfriam e não as remova por 12 horas. Peneire a mistura e sua água estará pronta! Para os dias de calor, você pode acrescentar algumas pedras de gelo e uma rodela de limão.

Atenção: A água de alecrim tomada em excesso pode ter alguns efeitos indesejados, como náuseas, vômitos, espasmos e contrações uterinas, por isso não é indicado para mulheres grávidas!

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.