Animais

Albatroz selvagem mais velho do mundo tem filhote com 70 anos e impressiona comunidade científica

2021-03-15

author:

Albatroz selvagem mais velho do mundo tem filhote com 70 anos e impressiona comunidade científica

Wisdom (sabedoria em português), é o albatroz mais velho do mundo e aos 70 anos de idade acaba de dar à luz a um filhote. A espécie habita principalmente o Pacífico Norte e as ilhas havaianas e o nascimento de um novo bebê nessa idade chamou a atenção da comunidade científica, quando seu ovo eclodiu no início de fevereiro. Devido à idade avançada, todo o processo foi monitorado pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, uma organização que cuida de Wisdom há várias décadas.

albatroz mais velho do mundo 1

Especialistas acreditam que ela já teve de 30 a 36 bebês em sua vida, mas nunca esperavam que ela fosse capaz de gerar vida novamente. O pai de seu bebê é Akeakamai, seu parceiro desde 2010 com quem ela procriou outros filhotes. No entanto, o albatroz teve outros parceiros de acasalamento e viveu mais do que qualquer outro pássaro da região. Inclusive, Wisdom está sobrevivendo mais do que o biólogo Chandler Robbins, responsável por colocar sua primeira pulseira de rastreamento em 1956.

albatroz mais velho do mundo 2

De acordo com a bióloga do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos Bety Flint, quando o albatroz se une a um parceiro, costuma ficar junto pelo resto da vida. “Embora os albatrozes se casem para o resto da vida, eles podem encontrar novos parceiros se necessário, por exemplo, se sobreviverem ao primeiro companheiro”, explica.

albatroz mais velho do mundo 3

Como era de se esperar, o nascimento do filhote fascinou biólogos em todo o mundo, como Sean Dooley, gerente nacional da BirdLife Austrália, que comentou: “Como os albatrozes só fazem ninhos a cada um ou dois anos, a comunidade internacional de pássaros está esperando para ver se a sabedoria foi capaz de retornar e fazer ninhos” . Os albatrozes costumam envelhecer da mesma maneira que os humanos, o que significa que sua capacidade reprodutiva diminui consideravelmente com o passar dos anos. O caso de Wisdom é incomum e nos enche de esperança em um período tão desafiador.

albatroz mais velho do mundo 4

 

Fotos: Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.