Saúde

Andar 1000 passos por dia pode aumentar sua expectativa de vida, diz estudo

2021-06-01

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Andar 1000 passos por dia pode aumentar sua expectativa de vida, diz estudo

Não são poucas as pesquisas científicas empenhadas em descobrir o segredo da longevidade. Entre alimentação balanceada e uma vida longe do estresse, uma nova pesquisa publicada na última semana no Epidemiology and Prevention, da American Heart Association concluiu que as pessoas que dão de 1000 a mais passos por dia têm a expectativa de vida aumentada. Realizado pela universidade de Yale – Estados Unidos, o estudo também demonstrou que o simples ato de realizar uma caminhada diária tem uma série de efeitos positivos para a saúde, desde melhorias cardiovasculares, melhor qualidade do sono e saúde mental.

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Foto: Balkouras Nicos / Unsplash

“Caminhar é a forma mais fácil e barata de exercício moderado. Além de um tênis de qualidade, não requer nenhum equipamento específico, e você não precisa suar para colher os benefícios, você nem precisa de roupas especiais”, incentiva Elizabeth Gardner, especialista em medicina esportiva da Yale. Segundo ela, também não precisamos nos comprometer com longas caminhadas uma vez que esses 1000 passos podem ser divididos ao longo do dia.

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Foto: Christian Gertenbach / Unsplash

A pesquisa analisou 16.732 mulheres com 60 anos ou mais que utilizaram um contador de passos na cintura entre 2011 e 2015. Em seguida, a equipe também acompanhou um segundo grupo durante 6 anos. Enquanto o primeiro grupo realizava caminhadas mais longas, com duração de pelo menos 10 minutos, o outro incorporava a caminhada em curtas sequências, como subir escadas ou caminhar até o carro.

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Foto: Phil Coffman / Unsplash

O resultado é que houve uma redução de 32% na mortalidade entre aqueles que deram pelo menos 2.000 passos por dia; e 28% entre aqueles que deram 1000 passos diariamente. Apesar da diferença, os especialistas garantem que os benefícios para a saúde são semelhantes entre os que fazem longas ou curtas caminhadas. Jennifer Wong, cardiologista e diretora médica de cardiologia do MemorialCare Heart and Vascular Institute do Orange Coast Medical Center em Fountain Valley, Califórnia, explica que existem os benefícios de curto e longo prazo. No curto prazo, as pessoas que caminham mais melhoram a composição corporal e o bem-estar geral, mas a longo prazo realizar mais passos diários pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e aumentar a expectativa de vida.

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Foto: Vladimir Kudinov / Unsplash

De fato, não existe exercício mais democrático do que a caminhada! “Você não precisa se esforçar o suficiente para suar, você não precisa trocar de roupa quando retornar às suas atividades diárias normais”, completa Elizabeth Gardner.

 

 

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