Vida Natural

Ao invés de pesticidas, vinhedo italiano usa mais de 400 gansos para fertilizar o solo naturalmente

2021-04-01

author:

Ao invés de pesticidas, vinhedo italiano usa mais de 400 gansos para fertilizar o solo naturalmente

Há alguns anos, um vinhedo localizado na Umbria – região próxima à Toscana, na Itália, vem perseguindo a ideia de cultivo biodinâmico e natural, e ao invés de pesticidas químicos tem usado mais de 400 gansos para fertilizar o solo naturalmente. 

fazenda gansos italia 1

Na La Cantina di Filippo, os animais são livres para perambular entre a fazenda das 6 da manhã até as 19h e, sem saber, desempenham uma função muito importante para a terra, comem as ervas daninhas e fertilizam a terra, melhorando a qualidade da substância orgânica e aumentando a atividade microbiana do solo.

fazenda gansos italia 2

A empresa é dirigida por Roberto e Emma Di Filippo, irmãos com 55 e 52 anos, respectivamente. Os italianos passaram a vida inteira dedicando-se ao projeto agroflorestal, que é um tipo de agricultura em que plantas e animais se ajudam, coexistindo em harmonia. O sistema também prevê a coexistência de lavouras verdes, semeaduras e pastagens na mesma terra, para uma agricultura autossustentável e sem desperdícios.

fazenda gansos italia 3

De acordo com os irmãos, o uso de gansos também os ajuda a economizar 100 litros de combustível por hectare, já que eles não precisam usar tratores e segadeiras, máquinas que prejudicam a qualidade do solo, que fica exageradamente compactos.

fazenda gansos italia 4

“Praticamos a agricultura no respeito pela natureza, acreditando fortemente na necessidade de encontrar um equilíbrio constante entre o homem, a terra, as plantas e os animais. Por isso adotamos a agricultura orgânica, respeitando as regras da biodinâmica. Temos certeza de que isso permitirá que nossos filhos continuem cultivando”, salientam.

fazenda gansos italia 5

Este tipo de agricultura milenar vem sendo redescoberto nos últimos anos, à medida que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade dos alimentos que consomem. Isso sem contar que ela é a prova de que é perfeitamente possível praticar uma agricultura mais lenta, onde cada elemento da natureza colabore em prol da sustentabilidade, ecologia e qualidade, que beneficiam a própria terra e consequentemente a nossa saúde.

Fotos 1 e 2: divulgação
Fotos 3, 4 e 5: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube