Arte

Arqueólogos descobrem monastério budista liderado por mulher há mais de mil anos

2021-01-14

author:

Arqueólogos descobrem monastério budista liderado por mulher há mais de mil anos

Durante uma série de escavações em Bihar, ao leste da Índia, uma equipe de arqueólogos fez uma descoberta que mostra que, possivelmente, a divisão de gênero de nossa sociedade já foi algo muito mais equilibrado do que vemos hoje. A equipe recentemente anunciou a descoberta de resquícios de um monastério budista Mahayana datado do século 11 ou 12, liderado por uma mulher. Repleto de singularidades, acredita-se que ele tenha sido liderado pela monja Vijayashree Bhadra.

templo budista liderado mulher 1

Dois selos de argila queimada com escrita sânscrita do século 8 ou 9 indicam que o nome do mosteiro era “O Conselho dos Monges de Śrīmaddhama vihāra”. Ademais, ao contrário da maioria dos mosteiros budistas, todas as celas tinham portas, o que sugere que os monges eram todos do sexo feminino ou que homens e mulheres viviam ali juntos, como afirma o jornal Times of India.

templo budista liderado mulher 2

Especialistas também chamam atenção para a arquitetura, inédita para um local de alta atitude como Bihar. “Monastérios foram descobertos em muitos locais dessa área, mas essa é a primeira construção no topo de uma colina”, disse à publicação o arqueólogo Anil Kumar, líder do estudo e pesquisador da Universidade Visva Bharati. Acedita-se que a escolha do local tinha a intenção de se afastar das atividades humanas para praticar os rituais Mahayana em tranquilidade.

templo budista liderado mulher 3

Na entrada da câmara principal do monastério, foram encontrados dois bodhisattvas, figuras do budismo que representam a sabedoria suprema e personificam a compaixão. De acordo com Kumar, a região onde o templo se localiza funcionava como centro administrativo do Império Pala, cuja rainha era Mallika Devi. Mencionada na literatura budista, a dinastia Pala governou Bihar e Bengala entre os séculos 8 e 12.

 

Fotos: Reprodução Facebook/Excavation at Lal Pahari

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.