Arquitetura

Arquitetos projetam comunidade sustentável, autossuficiente e adaptada ao clima desértico

2021-04-19

author:

Arquitetos projetam comunidade sustentável, autossuficiente e adaptada ao clima desértico

Com as mudanças climáticas e os desastres naturais acontecendo com cada vez mais frequência, engenheiros e arquitetos de hoje têm a missão de pensar em projetos adaptados ao meio ambiente. Afinal, podemos e devemos combater o aquecimento global com residências sustentáveis e autossuficientes, como está propondo o escritório espanhol W-LAB com sua comunidade adaptada ao clima desértico.

cabines sustentaveis 1

A proposta dos arquitetos é que as cabines ofereçam um ambiente de conforto e autossuficiência, mesmo em um habitat desértico. As casas são organizadas em torno de uma fonte central de água e cercadas por plantas cuidadosamente escolhidas para sobreviver em condições extremas.

cabines sustentaveis 2

Alimentadas por painéis solares e energia eólica, as residências também produzem energia para a comunidade. Está também é uma maneira de criar uma comunidade completamente autossustentável, que não precisa ser conectada à redes de energia em geral. A alimentação ficaria por conta das hortas internas, que podem fornecer alimentos saudáveis e uma maneira dos residentes garantirem sua própria subsistência.

cabines sustentaveis 3

Mas isso não é tudo. Os arquitetos também construíram todas as estruturas considerando o menor impacto ambiental possível, tendo em vista que a engenharia civil é uma das indústrias mais poluentes do mundo. Por isso, todos os materiais utilizados são de fácil acesso, como por exemplo o Agave – material orgânico que pode ser cultivado e usado de forma sustentável. Esta é a arquitetura verde de que o mundo precisa!

comunidade sustentavel 4 comunidade sustentavel 5 comunidade sustentavel 6 comunidade sustentavel 7

 

Fotos: divulgação

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.