Alimentação

Atlanta cria maior horta urbana do mundo e distribui alimentos gratuitamente a todos

2021-02-25

author:

Atlanta cria maior horta urbana do mundo e distribui alimentos gratuitamente a todos

Récem inaugurada, a The Urban Food Forest, localizada na cidade de Atlanta, Estados Unidos, é a maior horta urbana do mundo. Medindo cerca de 7 acres e administrada pela própria prefeitura, o objetivo deste empreendimento é oferecer alimentos saudáveis gratuitamente para toda a cidade. Em tempos de mudanças climáticas, transformar um terreno vazio em uma floresta urbana não é apenas uma questão de sustentabilidade, mas, sobretudo, de saúde pública.

horta urbana atlanta 1

“O acesso a espaços verdes e alimentos saudáveis ​​é muito importante. E isso faz parte da nossa missão”, afirma Michael McCord, arboricultor certificado e paisagista especialista à frente do projeto. Para manter a horta urbana em pleno funcionamento, a prefeitura conta com a ajuda de voluntários. Já são mais de 1.000 que auxiliam a plantar, regar e a manter a horta comunitária. São cerca de 50 voluntários trabalhando por dia no local.

horta urbana atlanta 2

“Recebemos muitos alunos para viagens de campo e, para muitos deles, é a primeira vez em um jardim, fazenda ou floresta. Então, aqui eles podem vivenciar tudo de agricultura e silvicultura urbanas em um dia. É realmente especial”,  completa o especialista. “É realmente para todos”, diz a vereadora Carla Smith de Atlanta. “Toda vez que vou, há uma comunidade que respeita e valoriza os alimentos saudáveis ​​e frescos. Existe uma mentalidade de que as pessoas sabem que devem pegar apenas o que precisam”, salienta.

horta urbana atlanta 3

Vale lembrar que 50% dos norte americanos são considerados obesos. O país nunca foi um exemplo de alimentação saudável, no entanto, aparentemente a mentalidade está começando a mudar, afinal, somos o que comemos e a má alimentação é a causa de inúmeras doenças que poderiam ser evitadas com algumas simples mudanças no cotidiano.

 

Fotos 1 e 2: Urban Food Forest at Browns Mill
Foto 3: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.