Sustentabilidade

Australiano transforma bitucas de cigarro em tijolos; técnica pode evitar 1,2 milhão de toneladas de lixo tóxico no meio ambiente

2021-05-11

author:

Australiano transforma bitucas de cigarro em tijolos; técnica pode evitar 1,2 milhão de toneladas de lixo tóxico no meio ambiente

Apesar do consumo de cigarro ter diminuído consideravelmente nas últimas décadas, pesquisas mostram que mais de 6 trilhões de cigarros são produzidos a cada ano em todo o mundo, o que representa 1,2 milhão de toneladas de lixo tóxico despejado no meio ambiente. Somente na Austrália, de 25 a 30 bilhões de cigarros são consumidos anualmente, o que fez um pesquisador da Royal Melbourne Institute of Technology – RMIT University criar um sistema que transforma bitucas de cigarro em tijolos, e que pode beneficiar a natureza a longo prazo.

bitucas de cigarro tijolos 2
Foto: mdpi.com

Segundo eles, os tijolos de argila com 1% de restos de cigarro reciclado são tão fortes quanto os tijolos normais e usam menos energia para serem produzidos. Agora o grupo quer mostrar como as indústrias poderiam trabalhar juntas nesta iniciativa, através de um plano de implementação que tem como principais objetivos economizar energia e resolver o problema global de lixo.

bitucas de cigarro tijolos 2
Foto: RMIT University

De acordo com testes realizados na universidade, se apenas 2,5% da produção anual global de tijolos incorporasse 1% de bitucas de cigarro, já compensaria a produção total de cigarros a cada ano. Abbas Mohajerani, o principal pesquisador, disse que bitucas de cigarro possuem uma série de produtos químicos tóxicos, incluindo mais de 60 conhecidos por causar câncer, e que não deveriam ser incorporadas à natureza. “A transformação de bitucas em tijolos é uma maneira confiável e prática de lidar com esse terrível problema ambiental, ao mesmo tempo em que reduz os custos de produção de tijolos”, explicou.

bitucas de cigarro tijolos 3
Foto: Brian Yurasits / Unsplash

O professor passou mais de 15 anos pesquisando métodos sustentáveis ​​para a reciclagem de bitucas de cigarro e também desenvolveu uma tecnologia para incorporar bitucas ao concreto asfáltico. Segundo ele, o plano é um mundo livre da poluição das bitucas de cigarro: “Nosso plano de implementação da indústria descreve as etapas práticas necessárias para tornar essa visão realidade. Precisamos fazer muito mais para impedir que as bitucas de cigarro poluam nossas ruas, rios e oceanos, e evitar que lixiviem toxinas prejudiciais para o nosso meio ambiente”, reafirma.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.