Saúde

Batalha skincare: qual é o melhor entre retinol e ácido glicólico

2021-07-29

Batalha skincare: qual é o melhor entre retinol e ácido glicólico

Não se trata de rejuvenescimento, mas sim de cuidados com a pele, afinal, todo mundo gosta de se sentir bem consigo mesmo, não é? Não é à toa que a indústria do skincare nunca esteve tão movimentada e com tantos novos lançamentos. No entanto, não podemos negar que os queridinhos dos amantes de uma boa rotina de skincare são o retinol e o ácido glicólico, ambos com ingredientes ativos que ajudam a manter a pele com um aspecto mais saudável. E para você que tem dúvida entre qual dos dois é melhor, decidimos fazer uma batalha entre os dois produtos.

retinol e acido glicolico
Foto: Park Street / Unsplash

Porém, antes de começar é importante entender o que cada um desses ingredientes está fazendo com sua pele. Também não se esqueça que seu tipo de pele e objetivos são essenciais na escolha de um novo frasco. Vamos à batalha?

Retinol

Derivado da vitamina A, o retinol é frequentemente usado no tratamento da acne porque também ajuda a acelerar a renovação das células, evitando que as células mortas continuem na sua pele obstruindo os poros. Mas ele também oferece o benefício de estimular a produção de colágeno, já que à medida que envelhecemos, produzimos cada vez menos, o que muitas vezes pode levar à flacidez da pele.

O retinol aumenta o colágeno e a elastina, que são os blocos de construção da pele, e por isso melhora a textura da pele, já que diminui linhas finas e rugas.

Ácido glicólico

Por sua vez, o ácido glicólico é um tipo de alfa-hidroxiácido e um esfoliante químico que remove as células mortas da pele ao afrouxar a ‘cola’ que as mantém na camada superior. Ao remover consistentemente a camada superior de células mortas da pele, novas vão se formando, o que explica porque ele é conhecido por reduzir o aparecimento de linhas finas e rugas.

No entanto, o ácido glicólico tende a ser mais suave que o retinol e é ideal para uma pele sem brilho ou cansada, enquanto o retinol age diretamente nas espinhas e manchas, uma vez que promove uma verdadeira esfoliação.

Cuidados

É importante observar que tanto o ácido glicólico quanto o retinol podem tornar a pele mais fotossensível ou seja, mais propensa a queimaduras de sol. Portanto, ambos devem ser usados com protetor solar! E lembre-se de não exagerar! O retinol, por exemplo, pode ser usado no máximo 2 vezes por semana, se não você pode vir a desenvolver algum tipo de alergia na pele.

Como usar

O segredo é usar os dois ingredientes de forma diferente e alternada, sempre aliando com outros produtos, como um bom creme hidratante e protetor solar. Lembre-se também de que uma pele saudável envolve outros cuidados, como um sono de qualidade, manter-se hidratado e ter uma boa alimentação.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.