Terapias Holísticas

Benefícios da meditação guiada e passo a passo de como fazer

2021-08-18

Benefícios da meditação guiada e passo a passo de como fazer

Já não é de hoje que a ciência conseguiu provar os inúmeros benefícios da meditação. Prática essencial para o equilíbrio, tomada de decisões, redução do estresse e comunhão espiritual, muita gente não medita por receio de não conseguir fazer sozinho ou simplesmente pela dificuldade em acalmar a mente nesse mundo acelerado em que vivemos. E é aí que entra a meditação guiada, capaz de conduzir qualquer pessoa disposta a um maior relaxamento.

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Foto: Blaz Erzetic / Unsplash

O mais importante não é o tempo que você passa meditando, mas sim a frequência da prática em sua vida. Mais vale 10 minutos por dia do que 1 hora de meditação de vez em quando. É justamente a continuidade e determinação em buscar o relaxamento físico e mental, que vai determinar seus benefícios.

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Foto: Samuel Rios / Unsplash

Acredite em mim: 10 minutos de meditação guiada por dia serão capazes de mudar sua vida para melhor em pouco tempo. Confira abaixo os benefícios da prática:

  • Aumentar a capacidade de concentração
  • Diminuir o estresse e ansiedade
  • Equilibrar o complexo mente/corpo
  • Melhorar do sistema imunológico
  • Aumentar a autoestima
  • Melhorar da memória
  • Estimular novas conexões neurais
  • Desenvolver o foco mental para alcançar os novos objetivos
  • Ampliar a consciência de seu poder pessoal de realizações

Passo a passo de como fazer uma meditação guiada

1. Existem diversos tipos de meditação guiada, algumas possuem algum propósito, outras apenas o relaxamento. Uma vez que você escolheu a melhor para você, separe um momento do dia em que você sabe que não será incomodado, desligue o telefone, fique em uma posição confortável, feche os olhos e entregue-se a este momento.

2. Comece a respirar profundamente, relaxe seu corpo e mantenha a atenção na sua respiração, no ar novo que entra e no ar velho que sai. Sempre que chegar um pensamento, mande-o embora, fique atento apenas a momento presente a a guiança em si.

3. No início pode até parecer difícil, você pode ter a impressão de que não serviu para nada ou até mesmo que não conseguiu de fato meditar. É assim mesmo. Persista, faça uma meditação guiada por dia durante um mês e você verá como seu estado de espírito e sono terão melhorado. Isso sem contar que, com o tempo, você não precisará mais ser guiado e conseguirá meditar sozinho apenas com uma música apropriada. Esse novo hábito trará mais presença e equilíbrio à sua vida!

 

 

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