Saúde

Brasileiros criam teste rápido de diagnóstico de Covid-19 a partir da levedura

2021-01-06

author:

Brasileiros criam teste rápido de diagnóstico de Covid-19 a partir da levedura

Em tempos de pandemia, os setores da saúde e tecnologia estão correndo contra o tempo – não somente para encontrar uma vacina eficaz, como testes rápidos e confiáveis de diagnóstico da Covid-19. Um grupo de alunos do Laboratório de Genômica e Bioenergia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), criou um teste diagnóstico rápido para Covid-19 feito a partir da levedura.

teste covid brasileiro levedura 1

Baseado em reação entre o fungo Saccharomyces cerevisiae e o novo coronavírus, o exame determina rapidamente a presença do Sars-CoV-2 em amostras de saliva. Desenvolvido em parceria com a BIOinFOOD, startup apoiada pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, o teste aplica um biossensor na levedura Saccharomyces cerevisiae. Esta modificação genética faz com que a glicoproteína viral spike, presente na superfície externa do vírus, se ligue ao receptor humano ACE2 expresso na membrana da levedura.

teste covid brasileiro levedura 2

Segundo Gleidson Silva Teixeira, um dos sócios da BIOinFOOD: “Quando ocorre a ligação – um sinal de que o vírus está presente –, a levedura, que tem normalmente uma coloração bege, emite uma cor verde fluorescente que pode ser identificada facilmente por equipamentos que detectam fluorescência, comumente encontrados nos laboratórios de análises clínicas”.

teste covid brasileiro levedura 3

A expectativa é de que o novo teste, seja mais rápido e barato que o RT-PCR tradicional, já que o preço da levedura é menor. Outra diferença importante é que provavelmente o teste poderá ser feito a partir de amostras de saliva, sendo menos invasivo do que o exame usado atualmente. Vale lembrar que, muita gente que realiza o teste na parte interior do nariz sente desconforto e, em alguns casos, dor.

teste covid brasileiro levedura 4

O pesquiador ainda explica que está trabalhando em melhorias. “Em uma segunda fase, a ideia é que a levedura emita uma luz vermelha, que será de mais fácil identificação. Nesse caso, o teste poderá ser feito por qualquer pessoa, em casa mesmo”, disse. Os cientistas projetam que o novo teste poderá estar no mercado, para ser comprado por qualquer interessado, no primeiro semestre de 2021. Ponto para o Brasil!

 

Foto 1 : Wikimedia Commons
Fotos 2, 3 e 4: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube