Educação

Camelos levam livros às crianças que vivem em regiões remotas da Etiópia

2021-01-04

author:

Camelos levam livros às crianças que vivem em regiões remotas da Etiópia

Em 2019, centenas de milhares de crianças estavam longe das escolas na Etiópia, sendo que atualmente o número hoje é ainda maior, em decorrência da pandemia do coronavírus. Foi para lutar contra isto, que a iniciativa The Mobile Camile Library surgiu, com o objetivo de levar conhecimento às crianças que vivem nas aldeias mais remotas do país africano. A biblioteca móvel utiliza camelos para levar livros a cerca de 22 mil crianças em 33 aldeias.

camelos levam livros etiopia 1

Apesar de ter sido criado em 2010, com a pandemia o programa se mostrou ainda mais essencial. Pesquisas mostram que mais de 26 milhões de crianças estão fora da escola devido à pandemia. Tudo começou com apenas um camelo, que carregava cerca de 200 livros por dia. Com o sucesso da iniciativa e o apoio de algumas entidades, o projeto foi ganhando corpo e hoje já conta com 21 camelos tradicionalmente usados ​​por comunidades na região somali da Etiópia para transportar mercadorias nas áreas quentes.

camelos levam livros etiopia 2

De acordo com um relatório emitido pela UNESCO, antes da pandemia mais de 260 milhões de crianças estavam fora das escolas, sendo que a maioria delas vive em países africanos, Índia e Indonésia. Para lutar contra este dado alarmante e oferecer mais oportunidades a milhares de famílias, a iniciativa decidiu apostar na educação. Lutando da maneira que podem, os camelos transportam os livros em caixas de madeiras amarradas às costas e distribuem muito mais do que livros, mas, sim, esperança!

camelos levam livros etiopia 3

Mahadiya, de 13 anos,é estudante da sétima série e uma das jovens contempladas pelo programa. Desde que a pandemia atingiu sua comunidade, sua escola foi fechada, mas nem por isto ela deixou de estudar. O fechamento das escolas representa um outro problema, no entanto. Muitas crianças contavam com as refeições servidas nas escolas, e hoje estão passando fome. Isto sem contar que, longe dos estudos, elas estão mais expostas ao trabalho infantil, exploração e até mesmo casamento. Esperamos que as escolas reabram em breve, afinal, a esperança mora na educação!

camelos levam livros etiopia 4 camelos levam livros etiopia 5 camelos levam livros etiopia 6 camelos levam livros etiopia 6

 

Fotos: SaveTheChildren.net

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube