Terapias Alternativas

Cetamina pode ajudar no tratamento de pacientes com depressão e pensamentos suicidas, aponta estudo

2021-02-22

author:

Cetamina pode ajudar no tratamento de pacientes com depressão e pensamentos suicidas, aponta estudo

Considerada a doença do século pela OMS – Organização Mundial da Saúde, pesquisas mostram que atualmente mais de 300 milhões de pessoas sofram de depressão. Altamente incapacitante, a comunidade científica vem trabalhando vigorosamente em busca de tratamentos alternativos à medida que não é todo mundo que responde bem aos antidepressivos tradicionais. Ícones da contracultura, inúmeros estudos vêm mostrando a eficácia das substâncias psicodélicas no tratamento da depressão, como um experimento publicado na revista Translational Psychiatry , que aponta que o uso oral da cetamina pode ser determinante em pacientes crônicos com depressão e pensamentos suicidas.

cetamina depressao 1

Esta não é a primeira vez que a cetamina foi testada. Em outras pesquisas, a substância mostrou efeitos positivos quando aplicada em dosagem intravenosa. Entretanto, os efeitos do tratamento intravenoso demoram mais para ser sentidos e os custos são mais altos. Esta é a grande vantagem das cápsulas de cetamina, que prometem mudar a forma como as pessoas tratam a depressão.

cetamina depressao 2

“Uma forma oral de cetamina que possa ser administrada com facilidade, e potencialmente de uma maneira mais frequente, é uma opção atraente para o tratamento da ideação suicida”, concluíram pesquisadores da Universidade da Costa do Sol (USC), na Austrália. Para o estudo, 32 pacientes adultos foram reunidos, todos diagnosticados com depressão e comportamento suicida crônico. Diariamente, essas pessoas tomaram pequenas doses de cetamina, misturadas em suco de laranja. Após seis semanas de testes, 69% dos voluntários apresentaram uma melhora considerável. “Em média, os pacientes experimentaram uma redução significativa na ideação suicida, de um alto nível antes do ensaio para abaixo do limiar clínico na sexta semana do estudo”, explica Adem Can, psiquiatra responsável pelos testes.

cetamina depressao 3

A cetamina é um anestésico utilizado na Medicina há mais de 50 anos, geralmente aplicado em procedimentos que necessitam de anestesia, pelo seu alto poder de relaxamento. Anteriormente autorizada no Brasil somente em procedimentos que exigiam  anestesia e analgesia, o uso terapêutico de psicodélicos como a cetamina começa a avançar. Prova disso é que, no final de 2020 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou o uso do medicamento em forma de spray nasal para tratar pacientes com depressão grave. Pesquisas anteriores também já mostraram que uma dose de psilocibina, encontrada em ‘cogumelos mágicos’, tem efeitos antidepressivos de ação rápida em até algumas horas.

 

 

Fotos 1 e 2: Anvisa
Foto 3: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.