Terapias Holísticas

Chakra raiz: saiba tudo sobre ele e como equilibrá-lo

2021-09-09

Chakra raiz: saiba tudo sobre ele e como equilibrá-lo

O primeiro dos 7 chakras que compõem nosso corpo e mente, o chakra raiz – também chamado de Muladhara, está localizado na base da espinhal dorsal e representa a base de nossa energia, nosso aterramento em relação ao mundo em que vivemos. Por ser o primeiro dos chakras, ele é o responsável pelo início da coluna vertebral e pela sustentação do corpo. O chakra raiz é como se fosse um centro de energia que nos faz estar presentes no mundo terreno. Ele tem a ver com os sentidos de sobrevivência, como comer, beber, dormir, reproduzir-se, e também nos conecta à questões materiais, como trabalho, casa, relações com os outros.

chakra raiz 1
Foto: Aziz Acharki / Unsplash

Quando alinhado, esse chakra nos deixa em harmonia entre vida material, física e mental, nós temos  domínio do corpo e organismo, e inclusive, sexualidade. Já quando em desequilíbrio, nos tornamos uma pessoa passiva e apática. Este é o chakra associado à doenças como obesidade, bulimia, anorexia, depressão, entre outros distúrbios psicológicos. Sendo assim, se tem uma coisa que deixa esse chakra em desequilíbrio, é o sedentarismo. Ao contrário, qualquer atividade física, pode ativá-lo. No entanto, é preciso cuidado para não sobrecarregar-se, já que esse chakra também fala sobre equilíbrio e a importância de saber ouvir nosso corpo.

chakra raiz 2
Foto: Jason Weingardt / Unsplash

Como todos os outros chakras, a meditação é uma das maneiras mais eficazes de equilibrar esse ponto de conexão com a terra. Sente-se ereto, feche os olhos, preste atenção em sua respiração e imagine uma luz vermelha pulsante saindo de sua espinha dorsal e se espalhando pelo resto de seu corpo. Visualize que ela está te curando e te equilibrando, até que você se sinta em equilíbrio.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.