Saúde

Cirurgia revolucionária reconstruiu pulmão em 3D com a ajuda de robô

2020-07-21

author:

Cirurgia revolucionária reconstruiu pulmão em 3D com a ajuda de robô

Na última semana, uma equipe de médicos do Hospital Molinette, em Torino – na Itália, realizou uma cirurgia revolucionária de remoção de tumores em um pulmão. Com a ajuda de um robô, os médicos conseguiram reconstruir o órgão de um paciente de 75 anos, sob a supervisão do professor Enrico Ruffini, da Universidade de Torino.

cirurgia reconstrução pulmonar 2

O idoso possuia um carcinoma no pulmão esquerdo e a intervenção seria altamente complexa, pela localização e extensão do tumor. No entanto, bem sucedida, graças à precisão do robô e do pulmão feito em 3D, a cirurgia não somente teve êxito, como promete revolucionar a medicina.

cirurgia reconstrução pulmonar 1

Para que o tumor fosse bem localizado com precisão, as reconstruções foram projetadas nos visualizadores do robô, para que fossem exibidas simultaneamente durante a intervenção. Foi graças à esta tecnologia que os riscos de possíveis complicações intra e pós-operatórias foram reduzidos.

cirurgia reconstrução pulmonar 3

Apesar de extremamente complexa, o paciente recebeu alta somente após 4 dias. Este é um exemplo de como a tecnologia pode, literalmente, salvar vidas! O pulmão foi reconstruído em 3D com todos os segmentos pulmonares através de um software criado pela start-up de Turim Medics3D.

 

Fotos 1 e 2: divulgação
Foto 3: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.