Cirurgia revolucionária reconstruiu pulmão em 3D com a ajuda de robô
Na última semana, uma equipe de médicos do Hospital Molinette, em Torino – na Itália, realizou uma cirurgia revolucionária de remoção de tumores em um pulmão. Com a ajuda de um robô, os médicos conseguiram reconstruir o órgão de um paciente de 75 anos, sob a supervisão do professor Enrico Ruffini, da Universidade de Torino.

O idoso possuia um carcinoma no pulmão esquerdo e a intervenção seria altamente complexa, pela localização e extensão do tumor. No entanto, bem sucedida, graças à precisão do robô e do pulmão feito em 3D, a cirurgia não somente teve êxito, como promete revolucionar a medicina.

Para que o tumor fosse bem localizado com precisão, as reconstruções foram projetadas nos visualizadores do robô, para que fossem exibidas simultaneamente durante a intervenção. Foi graças à esta tecnologia que os riscos de possíveis complicações intra e pós-operatórias foram reduzidos.

Apesar de extremamente complexa, o paciente recebeu alta somente após 4 dias. Este é um exemplo de como a tecnologia pode, literalmente, salvar vidas! O pulmão foi reconstruído em 3D com todos os segmentos pulmonares através de um software criado pela start-up de Turim Medics3D.
Fotos 1 e 2: divulgação
Foto 3: Unsplash