Sustentabilidade

Coldplay financia barco que limpa o plástico dos rios antes que ele chegue aos oceanos

2021-03-29

author:

Coldplay financia barco que limpa o plástico dos rios antes que ele chegue aos oceanos

“Sem ação, poderia haver mais plástico do que peixes nos oceanos até 2050”, disse o vocalista da banda Coldplay Chris Martin. Ele e seus companheiros de banda decidiram financiar o Interceptor 005, barco que limpa o plástico dos rios antes que ele chegue no oceano.

coldplay barco limpa rios 1

As embarcações são semi-autônomas e foram desenvolvidas pelo The Ocean Cleanup, iniciativa lançada por um jovem holandês há uma década para lidar com a mancha de lixo do Pacífico. O objetivo da banda inglesa é chamar a atenção do público para a importância de cuidarmos de nossos rios e mares. O Interceptor será lançado nos rios mais poluídos do mundo, evitando assim a tarefa muito mais difícil de capturar os dejetos no oceano. “Temos o orgulho de patrocinar o Interceptor 005, que coletará milhares de toneladas de resíduos antes que cheguem ao oceano”, afirmou Chris Martin.

coldplay barco limpa rios 2

As primeiras embarcações começaram a entrar em ação em 2019 no rio Klang, em Kuala Lumpur – considerado um dos 50 rios mais poluídos do mundo – e no Cengkareng Drain em Jacarta. Somente nestes dois rios os barcos conseguiram extrair 100 mil quilos de lixo por dia.

coldplay barco limpa rios 3

Graças ao financiamento do Coldplay, o terceiro Interceptor irá operar no Rio Ozama, em Santo Domingo, República Dominicana. Além de sustentáveis, os barcos são conectados à Internet, permitindo que as equipes coletem dados de desempenho e coleta e notifiquem automaticamente os operadores locais assim que as lixeiras a bordo estiverem cheias.

coldplay barco limpa rios 4

Boyan Slat, CEO da The Ocean Cleanup, lançou o projeto quando ainda era um adolescente. Sua iniciativa hoje emprega mais de 100 engenheiros e pesquisadores, e tem planos para mais embarcações serem colocadas em rios altamente poluídos, incluindo no Vietnã, Estados Unidos, Jamaica e Tailândia.

 

Fotos: divulgação

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube