Animais

Colômbia transforma antiga praça de touradas em centro ambiental especializado em reflorestamento

2021-02-23

author:

Colômbia transforma antiga praça de touradas em centro ambiental especializado em reflorestamento

O que antes era um local de violência e desrespeito aos animais está prestes a se transformar em um centro ambiental especializado em reflorestamento, na cidade Armênia, no departamento de Quindío, Colômbia. O local abrigava as famosas touradas, herança da colonização espanhola, mas foi recentemente interditado. Agora, no lugar do sangue, milhares de árvores nativas serão plantadas com o objetivo de reflorestar toda a região.

praca touradas colombia 1

A iniciativa foi anunciada pelo próprio ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Eduardo Correa, juntamente com o prefeito de Armênia, José Manuel Ríos, e o diretor da Corporação Regional Autônoma do Quindío (CRQ), José Manuel Cortés. Em recente pronunciamento, eles disseram que o objetivo do centro ambiental é promover atividades como o plantio, conservação e proteção dos recursos naturais do departamento.

praca touradas colombia 1

No entanto, esta não é a primeira iniciativa em prol do meio ambiente que será implementada no município de Quindío. “Queremos enviar uma mensagem aos colombianos sobre como devemos plantar e conservar para que todos entendamos o valor de nossos recursos naturais. É uma forma de semear a vida”,  prometeu o ministro, garantindo que outros projetos ambientais já estão saindo do papel.

praca touradas colombia 3

As ações fazem parte do programa ‘Biodiverciudades’, que trabalha a sustentabilidade e a inovação em diversas cidades colombianas e tem como meta plantar 180 milhões de árvores até 2022. O local também servirá como ponto de apoio à escolas e outras instituições que querem levar mais conhecimento sobre a fauna e a flora local. Além disso, será o início da criação de muitos outros jardins urbanos em Armênia. “Vamos sair de um lugar que era a morte para um lugar que favorece a vida. Sabemos que parte da proteção do nosso patrimônio ambiental vem de poder garantir o sustento dos cidadãos”, comemora o ministro Carlos Eduardo Correa. A Colômbia é um dos oito países onde ainda há touradas, além da França, Espanha, Portugal, México, Equador, Peru e Venezuela.

 

Fotos: Ministério do Meio Ambiente da Colômbia

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.