Vida Natural

Com a quarentena, flores silvestres e abelhas voltam a florescer na Inglaterra

2020-04-22

Com a quarentena, flores silvestres e abelhas voltam a florescer na Inglaterra

Para quem ainda tinha dúvidas em relação ao impacto positivo da quarentena na natureza, a boa notícia é que entidades conservacionistas da Europa confirmaram que, flores silvestres e abelhas voltaram a florescer, sobretudo na Inglaterra. Esta mudança rápida de cenário tem acontecido porque muitas áreas verdes estão se recuperando e vegetação nativa voltou a crescer livremente. Com os seres vivos mais importantes do planeta recuperando seu habitat, especialistas acreditam que quarentena terá efeitos positivos a longo-prazo para polinizadores e espécies nativas de plantas.

quarentena abelhas inglaterra 1

Nas últimas décadas, a população de abelhas vinha diminuindo gradativamente, consequência direta do uso massivo de agrotóxicos e desmatamento. Reponsáveis por cerca de um terço de todo alimento da Terra, esta recuperação trará benefícios, não somente para as abelhas mas também para outros polinizadores, como borboletas, pássaros e morcegos.

quarentena abelhas inglaterra 4

Com as pessoas em casa devido à quarentena, áreas verdes como canteiros nas calçadas e em beiras de estradas, não estão sendo podados. No entanto, estes pequenos espaços podem parecer sem importância, mas abrigam 700 espécies de flores selvagens e cerca de 45% da flora na Inglaterra. As podas são realizadas por uma questão estética, mas estão contribuindo para a extinção das abelhas. Como elas acontecem normalmente antes da floração e produção de sementes pelas plantas, grande parte das flores estão desaparecendo, entre elas margaridas e betônias.

Segundo a Plantlife – instituição sem fins lucrativos que trabalha pela conservação de plantas silvestres no Reino Unido, este consequência terá efeitos a longo prazo, graças ao descanso que as áreas verdes estão tendo com a pandemia. Enquanto muitas cidades estão adiando a poda, outras já estão reavaliando a necessidade de podas tão frequentes. “Esta é uma oportunidade de ouro para que as plantas voltem a florir como devem, pela primeira vez em anos. Com a quarentena terminando no final de maio, muitos motoristas vão encontrar uma paisagem flores e cores ao circular pelas vias”, explicou Trevor Dines, especialista em botânica que trabalha para a Plantlife.

quarentena abelhas inglaterra 2

Ambientalistas do mundo inteiro já vinham entrando em consenso e nos alertando da importância de não podar nossos jardins. Para eles, cortar menos ou adiar a poda vai ajudar as plantas a se recuperarem, economizar dinheiro e reduzir emissões de gases do efeito estufa. “Precisamos nos reeducar e aceitar a diversidade e um pouco de bagunça da natureza”.

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.